O que fazer em Sorocaba: Dicas e Passeios

Turistando
25/01/2021
Parque do Paço Municipal
Foto: Divulgação
Texto de Thaisa Siqueira

Se você chegou até aqui é porque deve estar ansioso para saber o que fazer em Sorocaba, então vamos de Dicas e Passeios para aproveitar uma boa estadia na terra rasgada.

Sorocaba cresceu muito nos últimos 10 anos, e em 2014, foi reconhecida capital da Região Metropolitana composta por 27 cidades. A região é a 15ª mais populosa do país.

Durante esses anos, o Agenda Sorocaba informou e acompanhou todos os rolês que aconteceram por aqui e na região. Por isso nada mais justo do que uma lista completa para apresentar nossa querida cidade para quem nos visita à turismo ou negócios.

Sorocaba pelo Agenda Sorocaba

Sorocaba fica a 97km da capital São Paulo e por sua localização privilegiada entre a capital do estado e o interior, une o melhor dos dois mundos. É aquela cidade que cresceu, mas ainda assim está cercada de muitos parques florestais, bares, baladas, e regiões ricas em cultura, com muitos artistas locais na música, no teatro e nas artes visuais em geral.

Sorocaba: Onde ir? O que fazer? Como aproveitar em poucos dias?

Na gastronomia não podemos deixar de falar dos lugares clássicos:

A Coxinha da Real

É sem dúvida um dos principais motivos pelo qual Sorocaba é conhecida. Todo mundo que tem um amigo sorocabano com certeza já ouviu falar da famosa coxinha.

Além disso, também tem a coxinha do mês, que leva um recheio diferenciado na massa icônica: casquinha crocante por fora, com uma massa macia e cremosa por dentro. De comer de olhos fechados!

 

Torresmo 2 Zé

Esse é sagrado pra quem ama um bom boteco. O Torresmo do Bar 2 Zé carrega 40 anos de tradição e oferece um torresmo sequinho, crocante, bem frito e muuuuito saboroso. O torresmo é individual, como um salgado de boteco mesmo, mas se preferir é só pedir pra cortar em porção.

Devido ao atual momento da Fase Vermelha, os viciados em torresmo podem pedir para retirada ou delivery.

Bar 2 Zé Capa

Também tem aqueles achados únicos que fazem a gente se sentir em casa:

Sophie’s BBQ – Espaço ao ar livre com delicioso rooftop com vista para o centro da cidade. A casa serve o autêntico churrasco americano, cortes como pulled pork, brisket são assados lentamente na Pit Smoker. As sobremesas também são altamente recomendadas. E ainda tem espaço kids!

 

Atelier Gourmet Fábio Yamada – Formado na Le Cordon Bleu de Tokyo, trouxe para Sorocaba toda sua técnica. Especialidades francesas são encontradas diariamente em sua vitrine: entremet, verrine, o verdadeiro petit gateau, crème brûlée, entre outras delícias da confeitaria.

 

Duo Bistrô – Sob o comando do Chef Mazinho, o Duo Bistrô traz o conceito de harmonização muito bem trabalhado na Gastronomia Clássica e Contemporânea. Sempre uma boa pedida para um almoço ou jantar especial. O local atende somente com reservas pelo WhatsApp: (15) 99176-3384.

 

Espaço 15 – Pra quem ama tomar uns bons drinks, o Espaço 15 traz a proposta de cocktails na laje, somente às quartas-feiras, a partir das 18h.


Café da Villa
– Pensa num lugar diverso: almoço, jantar, pra tomar aquele cafézinho ou aquela gelada acompanhada de uma boa conversa. O bistro reúne muita comida boa em clima super aconchegante, onde todo mundo já chega se sentindo em casa.

Grandes redes como Outback, Madero Steak House, Domino’s e Pizza Hut também são ótimas opções para comer bem enquanto estiver em Sorocaba.

Parques, área verde e muita ciclovia

Já para quem está interessado em passar mais tempo ao ar livre, a cidade também é cercada por verde e tem parques clássicos na lista que não podem deixar de ser visitados:

O Parque do Campolim é um dos mais conhecidos e extensos para a prática de esportes, localizado na Zona Sul da cidade. O parque é bem movimentado e cercado por restaurantes e bares.

Parque do Campolim

Divulgação | Parque do Campolim

Junto a Prefeitura, fica localizado o Parque do Paço que conta com ciclovia, playground, excelente pista de caminhada. As crianças amam e ainda tem a Biblioteca Municipal que fica bem pertinho. Os arredores contam com a Padaria Real Alto da Boa Vista e o Oca Burger.

Parque do Paço Municipal

Divulgação | Zaqueu Proença

Sorocaba também ganhou um lindíssimo Jardim Botânico. Todo em vidro com projeto paisagístico incrível, o espaço foi inaugurado em 2014 e se tornou um dos principais cartões postais da cidade. Vale a pena conhecer os jardins e o orquidário.

Jardim Botânico

Divulgação

Para quem tem espírito aventureiro e quer ir um pouco além, a Floresta Nacional de Ipanema é uma unidade de Unidade de Conservação Federal localizada em Iperó, mas com grande importância histórica para Sorocaba.

Floresta Nacional de Ipanema ganha maior importância por se situar numa área de tensão ecológica, entre Cerrado e Mata Atlântica de mais de 5 mil hectares.

Floresta Nacional de Ipanema

Osvaldo Cristo/Acervo Floresta Nacional de Ipanema

Além de muitos outros parques que valem o passeio, Sorocaba conta com 127 km de ciclovia que atravessam a cidade de Norte a Sul, trazendo mais qualidade de vida e mobilidade a todos.

mapa da ciclovia sorocaba

Clique aqui para baixar o mapa em alta resolução.

Cultura e Museus

A  construção da cidade e da região tem grande importância no cenário nacional e toda a história de Sorocaba pode ser conhecida nos museus sorocabanos.

O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana  fica no casarão em estilo inglês, localizado no jardim Maylasky, onde também encontra-se o Monumento a Luiz Matheus Maylasky, engenheiro Austríaco que participou da criação da Companhia Sorocabana no ano de 1870, com o objetivo de construir uma estrada de ferro ligando Sorocaba a São Paulo. O patrimônio do museu conta com grande acervo de mobiliário, projetos, mapas, maquetes e documentos da Estrada de Ferro Sorocabana.

Museu da Estrada de Ferro Sorocabana

Museu da Estrada de Ferro Sorocabana | Erick Pinheiro

Quando o assunto é arte contemporânea em Sorocaba o lugar certo para conhecer é o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS). Na programação do museu sempre estão exposições temporárias, cursos e atividades educativas e culturais. Vale a pena conferir a programação se estiver a fim de fazer uma visita.

exposicao macs

Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba

Pra quem adora dar aquela passadinha no shopping, Sorocaba conta com 5 empreendimentos comerciais espalhados pelo Centro, Zona Sul e Zona Norte, sempre com grande lojas âncoras, praça de alimentação com enorme variedade, além das redes de cinema Cinépolis e Cine Araújo.

Listas Úteis para quem quer conhecer Sorocaba:


ir para o topo

Enviar