Parque do Paço Municipal

O Palácio dos Tropeiros, sede da Prefeitura de Sorocaba, acabou se tornando uma área de lazer escolhida pela população desde sua inauguração, em 1981. Muitas famílias costumam ir ao local para passear, caminhar, andar de bicicleta, soltar a pipa, além de alimentar os patos, marrecos, cisnes, gansos e peixes.

A área no entorno do prédio, desde 2007, passou a ser denominada “Parque do Paço Municipal”, onde se encontram a Pista de Caminhada “Odilon Araújo”, ciclovia, equipamentos de ginástica e um playground, com brinquedos, caixas de areia e fonte de água interativa.


▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

Patrimônio histórico de Sorocaba

O Palácio dos Tropeiros é tombado como patrimônio histórico de Sorocaba, pelo Decreto Municipal nº 24.000, de 27 de agosto de 2018, com Grau de Preservação 1, ou seja, com preservação da edificação internamente e externamente, devido às suas características arquitetônicas, com estilo que privilegia a verdade estrutural da edificação e caracterizado pelo concreto armado. O objetivo foi de garantir a preservação desse local de grande valor histórico para o município, além da identidade e memória cultural da população.

Referência até os dias de hoje, por suas linhas modernas e arrojadas, seu traçado foi inspirado em uma parábola, imaginada em ritmo crescente do 1º ao 6º andar do prédio, simbolizando o crescimento futuro do município. Anos depois da sua construção, o Palácio dos Tropeiros se confirmou realmente como um marco do desenvolvimento de Sorocaba. Construído em concreto e vidro, o prédio possui seis andares, com um elevador panorâmico, e é ponto turístico da cidade. No sexto andar, fica o gabinete do prefeito.

O Palácio dos Tropeiros está hoje no Parque do Paço e, em seu entorno, encontram-se o Teatro Municipal Teotônio Vilela, a Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger e a Câmara Municipal de Sorocaba.

O Parque do Paço possui uma extensa área verde, com elementos paisagísticos, e é um dos pontos mais bonitos de Sorocaba. Sua localização e beleza, além da importância política e administrativa para a cidade, atraem inúmeras pessoas, que utilizam o espaço para a prática de esporte e lazer. Sua área é cercada por um lago artificial habitado por peixes e pássaros. Possui um jardim com gramado, flores e é muito arborizado, além de reunir parque infantil, ciclovia e uma pista de caminhada.



Os horários de atendimento, opções e preços podem ser alterados pelos locais sem aviso.

Informar um problema nesta página

Há alguma informação incorreta ou incompleta nesta página?
Por favor, nos informe abaixo e faremos a correção o mais breve possível.

Página: Parque do Paço Municipal

ir para o topo