Biblioteca Municipal

As restrições da atual fase do Plano SP de combate à COVID-19 podem alterar os horários ou impedir o funcionamento deste local.
Clique aqui para ver detalhes do Plano SP.

Página atualizada no dia 25 de fevereiro de 2020, às 16h

Com Sorocaba na Fase Amarela do Plano São Paulo, a Biblioteca Municipal está aberta apenas para empréstimo e devolução de livros. O funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.


Em fevereiro de 1978 iniciaram-se as atividades da Biblioteca Municipal de Sorocaba, por meio da Lei nº 1942 de 13 de dezembro de 1977 na antiga sede da Biblioteca Operária. Após alguns meses de trabalho e apenas de serviço interno,  foi aberta ao público, ainda que provisoriamente, pois os serviços técnicos estavam em andamento e os espaços não eram adequados e suficientes.

Em 1979, a Biblioteca Municipal transferiu suas instalações para o prédio localizado na Rua da Penha, nº 681; e em 1985 foi organizada e aberta ao público a Biblioteca Braille. Em 1991, por meio do Decreto nº 7.728 foi criada a regulamentação da Biblioteca e em 1994 o acervo foi desmembrado dando origem à Biblioteca Circulante, localizada no prédio da Pirâmide e a Biblioteca para pesquisa no Largo São Bento, nº 45. Em 1996 ocorreu novamente o agrupamento das Bibliotecas Municipais, Circulante e Braille em um único prédio localizado na Av. Afonso Vergueiro, nº 925, antiga fábrica Nossa Senhora da Ponte.

Em 10 de dezembro de 2004, foi inaugurado o edifício localizado no Alto da Boa Vista para abrigar de forma definitiva o acervo da Biblioteca Municipal de Sorocaba “Jorge Guilherme Senger”. Em 2007 foi lançado o projeto Vai e Vem em diversos pontos da cidade e o fixo, no terminal Santo Antônio. Em 2014 a Biblioteca ganhou um edital estadual para modernização e ampliação de sua área infantil, dando-se início a sua primeira reforma e passando por ampliação de acervo, que atualmente conta com cerca de 35.000 livros.

 


Os horários de atendimento, opções e preços podem ser alterados pelos locais sem aviso.

Informar um problema nesta página

Há alguma informação incorreta ou incompleta nesta página?
Por favor, nos informe abaixo e faremos a correção o mais breve possível.

Página: Biblioteca Municipal

ir para o topo

Ligar: (15) 3228-1955