Museus e espaços culturais para conhecer em Sorocaba

Listas
17/01/2022
Pinacoteca Municipal de Sorocaba
Foto: Divulgação | Zaqueu Proença

Marcada pelo tropeirismo, pela estação ferroviária e pela forte imigração japonesa e espanhola que ajudaram a construir a cidade, a memória de Sorocaba permanece viva em museus e centros culturais espalhados pela cidade.

Através de várias galerias, museus de arte contemporânea e até mesmo a sua própria unidade do Sesc, Sorocaba visa ainda a democratização do acesso a esses espaços culturais até então elitizados, para que o público possa se conectar ao conhecimento e ao lazer, fomentando a cultura e o apreço pelas artes e pela história com exposições e programações variadas, para visitantes de todas as idades.

Aviso: Antes de visitar, ligue para o telefone indicado para verificar a disponibilidade do local e se há a necessidade de agendamento. ☎️

Confira os principais museus e espaços culturais para visitar:

 

Museu Histórico Sorocabano

Situado dentro do Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, o Museu Histórico Sorocabano (MHS) é um espaço fundado em 1954 para preservar a memória da cidade e das pessoas que ajudaram a construí-la, com exposições para fins de estudo, educação, contemplação e recreação, objetos, pinturas, esculturas e documentos de significação histórica para Sorocaba e região.

Seu acervo, estimado em torno de 1700 peças segundo levantamento de 2015, é formado por telas, pinturas, esculturas em argila, maquinários, mobiliário, acervo tropeiro, bandeirante, artefatos indígenas e objetos. Conta ainda com vasto acervo arqueológico e numismático.

museu historico sorocabano

Foto: Prefeitura de Sorocaba

Endereço: Rua Theodoro Kaisel, 883 – Vila Hortência
Horário de visitação: Terça a sexta, das 09h às 16h30 | Sábado, domingo e ferido, das 11h às 16h
Telefone: (15) 99163-5742
Mais informações: Site da Prefeitura de Sorocaba


MACS

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, mais conhecido como MACS, é um espaço dinâmico com foco na arte contemporânea brasileira.

O MACS ocupa o edifício anexo à Estação Ferroviária, transformando o local em um dos principais pontos culturais e educacionais da cidade. Exposições, eventos e palestras são organizados no museu, atingindo seu propósito de difundir as artes visuais pela cidade. Toda a programação pode ser conferida nas redes sociais listadas abaixo.

MACS

Foto: Divulgação

Endereço: Av. Dr. Afonso Vergueiro, 280 – Centro
Horário de visitação: Quarta à sexta, das 14h às 19h | Sábado e domingo, das 10h às 14h
Telefone: (15) 3233-1692
Mais informações: Site | Facebook | Instagram

▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

Sesc Sorocaba

O Sesc é uma instituição com 43 unidades pelo estado de São Paulo, destinado a cultura, esporte, saúde, alimentação, desenvolvimento infanto-juvenil, terceira idade, turismo e muito mais.

Suas unidades contam com teatro, biblioteca e espaço de conveniência, onde são oferecidos eventos culturais, shows, apresentações circenses, clube de leitura, exposições, mostras, oficinas e demais atividades para públicos das mais variadas faixas etárias. Membros credenciados também podem ter acesso à piscina e a descontos nas atividades pagas.

Acesse a página do Sesc Sorocaba aqui no Agenda para ficar de olho na programação!

sesc sorocaba

Foto: Divulgação

Endereço: Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade
Horário de visitação: Terça a sexta, das 9h às 22h | Sábado, domingo e feriado, das 10h às 19h
Telefone: (15) 3332-9933
Mais informações: Site | Facebook | Instagram


Museu Estrada de Ferro Sorocabana

Localizado na Praça Mateus Maylasky, entre a Rua Dr. Álvaro Soares e a Avenida Afonso Vergueiro, o Museu Estrada de Ferro Sorocabana foi inaugurado em 1997 como parte do Programa de Regionalização dos Museus Ferroviários desenvolvido pelo Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico.

A casa foi construída em 1910 para abrigar engenheiros e supervisores da Estrada de Ferro Sorocabana, com arquitetura inglesa e telhas francesas. Conta com 11 cômodos que hoje hospedam grande acervo de mobiliário, projetos, mapas, maquetes e documentos da estrada.

Museu Estrada de Ferro Sorocabana

Foto: Prefeitura de Sorocaba

Endereço: Rua Álvaro Soares, 553 – Centro
Horário de visitação: Terça a sexta, das 09h às 16h30
Telefone: (15) 3231-1026
Mais informações: Site da Prefeitura de Sorocaba


DAN Galeria Interior

Situado entre Sorocaba e Votorantim, a DAN Galeria Interior é um centro cultural inédito na cidade e conta com um amplo espaço expositivo, que deve receber de quatro a oito exposições por ano, além de promover atividades e ações de cunho sociocultural, como visitas mediadas e debates entre artistas representados pela DAN Galeria e outros artistas da região.

Para visitas, é necessário o agendamento através do WhatsApp: (15) 99761-8907

dan galeria interior

Foto: Divulgação

Endereço: Av. Ireno da Silva Venâncio, 199 – Protestantes (Votorantim)
Horário de visitação: De segunda a sexta, das 10h às 19h | Sábado, das 10h às 13h
Telefone: (15) 99761-8907
Mais informações: Site | Facebook | Instagram


Galeria 15CC

Café e arte combinam, e muito! A 15 Coffee Company acredita que um espaço compartilhado com a arte é uma maneira de conectar pessoas e promover cultura sempre com uma xícara de café nas mãos.

O projeto Galeria 15CC, anexo à cafeteria, visa promover o acesso à arte, tal como trazer discussões sobre artes e o desenvolvimento artístico da cidade, através de exposições, palestras e oficinas que serão oferecidas no espaço. A programação pode ser conferida nas redes sociais.

galeria 15cc

Foto: Bruno Kalach

Endereço: Rua João Ramalho, 43 – Mangal
Horário de visitação: Terça a sexta, das 13h às 19h | Sábado, das 10h às 18h
Telefone: (15) 98100-1515
Mais informações: Site | Facebook | Instagram


Casa de España Don Felipe II

A ONG Casa de España tem como objetivo incentivar as atividades culturais espanholas na cidade, valorizando a contribuição dos imigrantes espanhóis no desenvolvimento dos cenários econômico, cultural e social da cidade de Sorocaba.

Casa de Espana Don Felipe II

Foto: Google Maps

Endereço: Rua Manoel Lopes, 235 – Vila Hortência
Horário de visitação: Temporariamente fechado
Telefone: (15) 3224-5454
Mais informações: Facebook


UCENS

Abreviação de União Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba, a UCENS é a principal representante da colônia japonesa de Sorocaba, atuando desde 1962 com outros nomes. Visa a disseminação da cultura japonesa no Brasil. O intercâmbio entre os países é transmitido através de vários eventos organizados pela UCENS em suas três sedes (Centro e Jardim Luciana Maria, em Sorocaba, e expansão para Araçoiaba da Serra), além da Praça Kasato Maru, onde realiza a anual Festa da Cultura Japonesa de Sorocaba.

Sua sede social abriga a secretaria da UCENS, e é composta por um salão de festas, palco e cozinha, onde são realizados eventos como o Shinnenkai, o Bazar do Fujin-Bu, o Engueikai/Keirokai, bailes dos departamentos, concursos de karaokê, treinos de judô, tênis de mesa, shogi, encontros dos departamentos, como Fujin-Bu, Roojin-Bu, Seinei-Bu, reuniões de diretoria e outros eventos de pequeno porte.

ucens

Foto: Divulgação

Endereço: Rua Manoel Leite Magalhães, 55 – Centro | Rua Kiyoshi Minami, 100 – Luciana Maria
Horário de visitação: Mediante programação
Telefone: (15) 3231-2003
Mais informações: Facebook


Museu Casa do Tropeiro

A Casa dos Tropeiros, também conhecida como Centro De Estudos Históricos Caminhos Das Tropas (CEHICAT), é um centro de estudos que visa a pesquisa e transmissão de conhecimentos básicos sobre o tropeirismo.

Seu acervo é considerado o maior do país sobre o tema, com biblioteca que soma mais de 200 livros sobre tropeirismo, além de um imenso arquivo de fotos, filmes, vídeos, jornais, artigos, teses e documentos.

Museu Casa do Tropeiro

Foto: Vinícius Fonseca

Endereço: Rua Barão de Cotegipe, 1136 – Vila Marta
Horário de visitação: Quarta e quinta, das 9h às 12h (outros horários mediante agendamento)
Telefone: (15) 99789-4742
Mais informações: Facebook


Confira outras listas aqui no Agenda com dicas de passeios, eventos, gastronomia e muito mais!


ir para o topo

Enviar