Zoológico Municipal Quinzinho de Barros

O Zoológico Municipal Quinzinho de Barros é considerado o segundo zoológico do Brasil em número de espécies e um dos mais completos da América Latina.

Ocupa uma área de quase 130.000 m², no bairro Vila Hortência, região oeste da cidade. Deste total, aproximadamente 17.500 m² são ocupados pelo lago e 38.700 m² por mata secundária, onde habitam diversos animais, como bugios, bichos preguiça, saguis, cutias, gambás, garças e pequenas cobras.

Em 1965, a Prefeitura construiu uma área de lazer às margens do Rio Sorocaba, no espaço entre a ponte da Rua XV de Novembro e a Praça Lions, instalando ali alguns recintos de animais que foram inaugurados em 1966. No mesmo ano, ocorreu a aquisição da chácara pertencente à família Prestes de Barros e a construção do novo Zoológico, inaugurado em 20 de outubro de 1968.

Hoje, destaca-se por oferecer recreação saudável e contato com a natureza, programas de educação ambiental, colaboração com pesquisas, gerando conhecimento sobre comportamento, reprodução e fisiologia.

Mantém animais como: camelo, elefante, onça, leão, urso e conta com 70% dos animais da fauna nacional, com especial destaque para aqueles ameaçados de extinção.

Novos recintos, inaugurados em 2004, incorporaram as mais modernas técnicas de exibição, como fossos para primatas, um aviário onde pássaros voam em volta do visitante, e grandes painéis de vidro que permitem perfeita visualização de ariranhas, répteis e ursos.

O Zoológico Municipal recebe em média 600.000 visitantes por ano e é um dos cartões postais da cidade.

Parques de Sorocaba estarão fechados ao público a partir desta terça-feira por causa do coronavírus

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) informa que, por conta de ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19), atendendo a uma determinação da prefeita Jaqueline Coutinho, os parques Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Biquinha, Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Natural “Chico Mendes”, Natural Ouro Fino, Natural Municipal Corredores de Biodiversidade (PNMCBio) “Marco Flávio da Costa Chaves” e o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” estarão fechados ao público a partir desta terça-feira (17).

“Neste momento temos que unir esforços com as medidas preventivas ao coronavírus em nossa cidade. É muito importante que a população tenha paciência e evite locais que aglomeram um grande número de pessoas”, destaca o secretário Maurício Tavares da Mota. Os parques administrados pela Sema permanecerão fechados inicialmente por 30 dias e as atividades de Educação Ambiental nesses espaços serão suspensas neste período.

A prefeita Jaqueline está tomando uma série de medidas desde a semana passada diante da urgência de medidas preventivas de combate à pandemia de coronavírus, incluindo suspensão das aulas nas escolas municipais por um período de 30 dias, cancelamento de eventos, intensificação de campanhas publicitárias educativas a respeito de como cada cidadão deve agir em termos de higiene pessoal, entre outras.

Para a prefeita Jaqueline Coutinho, o momento é de cautela, mas de enfrentamento da pandemia. Ela entende que ser proativa neste momento ajuda o sorocabano a estar protegido do vírus.

A sede da Secretaria do Meio Ambiente, que fica na Rua Santa Maria, 197, na Vila Hortência, continuará funcionando normalmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3219.2280 e 3219.2299 ou pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br.

Os horários de atendimento, opções e preços podem ser alterados pelos locais sem aviso.

Informar um problema nesta página

Há alguma informação incorreta ou incompleta nesta página?
Por favor, nos informe abaixo e faremos a correção o mais breve possível.

Página: Zoológico Municipal Quinzinho de Barros

ir para o topo

Ligar: (15) 3227-5454