Zoológico Municipal Quinzinho de Barros

As restrições da atual fase do Plano SP de combate à COVID-19 podem alterar os horários ou impedir o funcionamento deste local.
Clique aqui para ver detalhes do Plano SP.

Página atualizada no dia 28 de abril de 2021, às 07h35

O Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” retomou, nesta terça-feira (27/04), o atendimento ao público. O horário de funcionamento é das 10h às 16h, de terça a domingo. Excepcionalmente, estará aberto às segundas-feiras, quando for feriado ou véspera de feriado.

O valor da entrada é R$ 8 para o público em geral. Crianças até oito anos de idade não pagam. Estudantes pagam meia-entrada.

Será permitida a visita de até 875 visitantes, por vez, cumprindo os 25% de limite da capacidade de ocupação nesta fase do Plano São Paulo.

Na entrada, seguindo todos os protocolos de saúde e segurança, é obrigatório o uso de máscara, além de haver dispositivos de álcool em gel espalhados por todo o local e placas informativas, orientando sobre o distanciamento social e demais medidas sanitárias necessárias. Todas as áreas do Zoo estão abertas, com exceção do micário, que é um espaço menor, onde poderia haver aglomeração.


Sobre o Zoológico

O Zoológico Municipal Quinzinho de Barros é considerado o segundo zoológico do Brasil em número de espécies e um dos mais completos da América Latina.

Ocupa uma área de quase 130.000 m², no bairro Vila Hortência, região oeste da cidade. Deste total, aproximadamente 17.500 m² são ocupados pelo lago e 38.700 m² por mata secundária, onde habitam diversos animais, como bugios, bichos preguiça, saguis, cutias, gambás, garças e pequenas cobras.

Em 1965, a Prefeitura construiu uma área de lazer às margens do Rio Sorocaba, no espaço entre a ponte da Rua XV de Novembro e a Praça Lions, instalando ali alguns recintos de animais que foram inaugurados em 1966. No mesmo ano, ocorreu a aquisição da chácara pertencente à família Prestes de Barros e a construção do novo Zoológico, inaugurado em 20 de outubro de 1968.

Hoje, destaca-se por oferecer recreação saudável e contato com a natureza, programas de educação ambiental, colaboração com pesquisas, gerando conhecimento sobre comportamento, reprodução e fisiologia.

Mantém animais como: camelo, elefante, onça, leão, urso e conta com 70% dos animais da fauna nacional, com especial destaque para aqueles ameaçados de extinção.

Novos recintos, inaugurados em 2004, incorporaram as mais modernas técnicas de exibição, como fossos para primatas, um aviário onde pássaros voam em volta do visitante, e grandes painéis de vidro que permitem perfeita visualização de ariranhas, répteis e ursos.

O Zoológico Municipal recebe em média 600.000 visitantes por ano e é um dos cartões postais da cidade.


Os horários de atendimento, opções e preços podem ser alterados pelos locais sem aviso.

Informar um problema nesta página

Há alguma informação incorreta ou incompleta nesta página?
Por favor, nos informe abaixo e faremos a correção o mais breve possível.

Página: Zoológico Municipal Quinzinho de Barros

ir para o topo

Ligar: (15) 3227-5454