search
highlight_off
Conteúdo oferecido por BRT Sorocaba
Atualizado em às

Operação do BRT Sorocaba beneficiará população

Com a chegada do BRT Sorocaba os deslocamentos serão mais rápidos, confortáveis, seguros e com previsibilidade. Esse novo jeito de transitar pela cidade será uma realidade com o início da primeira fase de operação do BRT, novo sistema de transporte do município.

Em breve, os sorocabanos poderão usufruir de 43 novos ônibus, sendo 29 tipo ‘padron’ com 12,5 metros e 14 superarticulados com 23 metros. Todos os veículos possuem maior capacidade de passageiros, wi-fi gratuito com experiência equivalente ao 5G (disponível também nos terminais e estações), monitoramento interno de câmeras, ar-condicionado e motores mais silenciosos.

A nova operação será mais rápida, pois os ônibus circularão na maior parte do tempo pelos corredores exclusivos garantindo fluidez. O trajeto e as paradas serão controlados pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e monitorados por GPS. Para maior segurança da população, câmeras farão a cobertura de vigilância 24 horas nas vias, nos terminais, estações e nos veículos. A partir do Sistema Inteligente de Transporte (ITS), 16 soluções integradas auxiliarão toda operação proporcionando aos passageiros uma nova experiência com transporte público.

 

Para embarcar no sistema BRT Sorocaba será bem fácil. Pagando uma única tarifa, o passageiro pode adquirir o crédito por meio do autoatendimento na entrada dos terminais/estações e acessar a plataforma para o embarque em nível com os ônibus, o que será mais rápido e facilitará o deslocamento para pessoas com necessidades especiais. O crédito também pode ser comprado via aplicativo CittaMobi e um QR Code será gerado no celular. Para validar a entrada, basta aproximar o celular no leitor da catraca e pronto. Enquanto aguarda o embarque/desembarque, monitores internos com aviso sonoro indicarão a próxima parada, sinalizarão quando o veículo estiver se aproximando e o tempo de espera do próximo ônibus.

Os novos ônibus estarão distribuídos em seis linhas que integrarão o BRT Sorocaba com saídas dos bairros Vitória Régia, Paineiras e Laranjeiras com destino ao Terminal Santo Antônio e uma linha que fará a ligação do eixo norte-sul, saindo do Terminal Vitória Régia em direção ao bairro do Campolim. É importante lembrar que o passageiro continuará com o benefício de integração, caso necessite pegar outro ônibus e não pagará por outra passagem.

Com a implantação do BRT, os sorocabanos ganharão mais qualidade de vida, redução do tempo médio de deslocamento, maior mobilidade urbana, valorização da região e o fomento do desenvolvimento local. Para saber mais, acesse: BRT

 

Divulgação da BRT com o título "Uma nova realidade para Sorocaba. Uma conquista para todos".