search
highlight_off
Publicado em às

Sorocaba 360 Anos: uma volta pela cidade

Que tal dar uma volta por Sorocaba? Em 2014, nossa querida cidade completa 360 anos. Uma data sugestiva que indica um giro (ou mesmo um “rolê”!) de 360º explorando as tantas regiões recheadas de lazer, cultura e entretenimento.

O crescimento foi intenso. Praças, parques, comércios, ciclovias e novos cartões postais surgiram em bairros já tradicionais colaborando com o charme local. Além disso, vale lembrar que muitas outras atrações existem há anos e estão sempre à disposição para receber bem o povo sorocabano.

Sabe a viagem que você tanto programa? As vezes ela está bem perto, na sua própria cidade! Listamos regiões clássicas, históricas e convidativas pra você fazer uma excursão comemorativa por todos os cantos de Sorocaba.

Seremos seu guia turístico. E está permitido fotografar! Todos prontos?

 

cic titulopraca da amizade

Praça da Amizade (Foto por Bruno Kalach)

Partimos do Estádio Municipal Walter Ribeiro, o CIC. Acessível de ônibus, pela ciclovia ou de carro, com facilidade para estacionar. Instalado na Vila Santana, o estádio recebe há muitos anos jogos do Campeonato Paulista (entre outras competições), derbys entre São Bento e Atlético Sorocaba e, mais recentemente, abrigou os treinamento das seleções do Japão e Argélia para a Copa do Mundo no Brasil. Popularmente chamada de CIC, a área do estádio adotou o apelido. É comum ouvir “região do CIC” ou até mesmo “Bairro do CIC”, sem falar na “Festa Junina do CIC”, quando ainda acontecia no local.

A verdade é que você encontra muitas atrações ao redor, como por exemplo a Rua Aparecida, bem ao lado, que concentra bares, baladas e restaurantes. O CIC é enorme, é mais que um estádio, é parte da Santa Rosália!

Pra curtir ao redor

Praça da Amizade

Av. Pereira da Silva, 550 – Santa Rosália
tempo de carro/a pé: bem em frente ao estádio do CIC

A ampla praça é circundada por uma pista de caminhada e abriga equipamentos de ginástica e brinquedos infantis. Antigamente, o local abrigava a tradicional Festa Junina de Sorocaba. Ponto de referência, a praça é o principal destaque de lazer do bairro.

linha

Padaria Santa Rosália

Rua Aparecida, 322
tempo de carro: 5 min | tempo a pé: 10 min

padaria santa rosalia

A tradicional padaria nasceu e está presente no bairro há muitos anos, até por isso leva o nome do mesmo. Saboreie cafés, salgados, caldos, pães e doces num espaço reformulado e confortável!

linha

Picanha Induh

Av. Pereira da Silva, 557
tempo de carro: 1 min | tempo a pé: 5 min (dependendo da rua que você estiver)

Boteco com a marca do bairro, localizado praticamente ao lado do estádio/praça do CIC. Encontre porções, massas, carnes, cervejas, drinks e vinhos. Local com wi-fi e acessibilidade para cadeirantes.

linha

Praça Pio XII

Av. Pereira da Silva, 1390
tempo de carro: 2 min | tempo a pé: 9 min

praca pio xii

Charmosa e clássica, a praça em estilo inglês abriga um elegante coreto. Está feito o convite para você levar seu grande amor para passear por lá! Ou chame os amigos e curta uma diversão completa, já que ao lado da praça encontra-se o Villàggio Shopping.

linha

Dolomit

Av. São Francisco, 20 – Santa Rosália
tempo de carro: 2 min | tempo a pé: 9 min

Sorvetes artesanais com sabores bem diferentes: Cheesecake, Kinder Bueno, Profiterole e muitos outros. Aproveite para provar as opções antes de pedir! Da área externa da gelateria é possível ter uma ampla visão da Praça Pio XII.

linha

campolimparque campolim
Parque do Campolim (Foto por Bruno Kalach)

Partimos do Parque Carlos Alberto de Souza, o Parque do Campolim. No foco do bairro, o parque é acessível de ônibus, pela ciclovia ou de carro, com facilidade para estacionar. Com gramado, arbustos, árvores, espelho d’água, três pistas de caminhada em saibro e concreto, ilha com equipamentos para alongamento e aparelhos para exercícios físicos, o local é escolha certa de muitos sorocabanos para curtir boa parte do fim de semana.

E não é por menos: a área é extensa, repleta de ótimas sombras e recebe música ao vivo aos domingos, além de outras atividades como ioga, dança, teatro e feira de artesanato. Pra relaxar mais ainda, dá pra aproveitar as redes que são colocadas no parque nesses dias. É lazer garantido!

O Campolim reúne de tudo, sendo o bairro a atração em si. Bares, lanchonetes, restaurantes, mercados, pizzarias, padarias e muito mais participam desse conjunto.

Pra curtir ao redor

Sucarias e lanches

Vários endereços na região
tempo de carro: 2 min | tempo a pé: 5 min (aprox.)

acai tigela

Dentro do clima esportivo, o parque é envolto por sucarias com opções bacanas e refrescantes no cardápio. Outros endereços oferecem também comidas saudáveis e naturais. Encontre açaí na tigela, salada de frutas, vitaminas, sorvetes e muito mais.

linha

Bookville Livraria

Av. Antonio Carlos Comitre, 672
tempo de carro: compensa deixar estacionado no parque | tempo a pé: 5 min

Há um bom tempo no bairro, a livraria concentra uma imensa variedade de títulos de livros, jornais, quadrinhos, álbuns e revistas. Com amplo espaço, os impressos dividem atenções com os presentes importados, chocolates especiais e outros itens vendidos por lá.

linha

Los Paleteros

Av. Antônio Carlos Comitre, 1275
tempo de carro: 4 min (vale a pena ir a pé do parque) | tempo a pé: 8 min

Novidade em Sorocaba, a franquia oferece sabores especias de picolés artesanais (peso médio de 120g). O carro chefe da marca é o sabor Morango com Leite Condensado! Pra se refrescar por perto.

linha

Parque Kasato Maru

Av. Antônio Carlos Comitre, 47
tempo de carro: 3 min | tempo a pé: 8 min

parque kasato maru

Inaugurado em 2008, em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil,  o belo parque tem uma ponte Taiko Bashi (vale uma foto ali), 25 luminárias de estilo Suzuranto e três luminárias do tipo Toro. Parada obrigatória!

linha

Sesc Sorocaba

Rua Barão de Piratininga, 555
tempo de carro: 5 min | tempo a pé: 17 min

Esporte, lazer, cultura e mais uma série de atrações – muitas gratuitas. A unidade do Sesc Sorocaba por si só já vale uma visita, devido principalmente ao seu projeto sustentável. Divirta-se explorando o local!

linha

zooZoologico Quinzinho de Barros

Zoológico Quinzinho de Barros (Foto por Fábio Augusto Ferreira)

Partimos do Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. Sim, o segundo zoológico do Brasil em número de espécies e um dos mais completos da América Latina está bem pertinho da gente! Nosso querido Zoo ocupa uma área de quase 130.000 m², no bairro Vila Hortência, e é destino certo de excursões escolares (lembra, né?) de Sorocaba e região. Semanalmente o local recebe sorocabanos de todas as partes pra passar um dia divertido e repleto de aprendizado.

Recentemente, o Zoo ganhou ainda mais notoriedade ao entrar na grade do canal Animal Planet com o programa “Dr. Selvagem“, mostrando o dia a dia do trabalho no local. Recreação, conhecimento, contato com a natureza e muitos animais para observar bem de perto. Esse é nosso (grande) pedaço da natureza bem localizado na clássica Vila Hortência, que traz ainda muitos outros destinos especiais para prosseguir o passeio.

Pra curtir ao redor

Padaria do Gonçalo

Rua Nogueira Padilha, 261
tempo de carro: 7 min | tempo a pé: 20 min

Padaria do Goncalo

Desde 1922 no mesmo endereço. Pois é, a padaria traz a tradição do bairro em sua essência e se tornou muito conhecida por preparar deliciosos pães d’água. Estando na região, vale conferir e experimentar!

linha

Confraria dos Alquimistas

Rua Jorge Kenworthi, 111
tempo de carro: 2 min | tempo a pé: 10 min

A Confraria dos Alquimistas é um coletivo cultural que agrega ensaios, experimentos e apresentações artísticas numa casinha bem com a cara do bairro – e fica pertinho do Zoo. Iniciativa interessante com eventos todas as terças-feiras.

linha

Parque dos Espanhóis

R. Campos Sales, s/n – Vila Assis
tempo de carro: 5 min | tempo a pé: 20 min

parque dos espanhois

Situado na Vila Assis (ainda na região), o completo parque oferece opções como quadra poliesportiva, futebol society, playground, pista de caminhada e palco de shows e apresentações em geral. Que tal dar um pulo?

linha

Sorveteria Verão Vivo

Rua Nogueira Padilha, 1427
tempo de carro: 1 min | tempo a pé: 4 min

Mais um local da movimentada Rua Nogueira Padinha. Encontre saborosos picolés e sorvetes de massa bem próximo ao Zoo, onde iniciamos nosso “tour”! A sorveteria recebe muitos visitantes, principalmente nos fins de semana.

linha

Bar Seo Antonio

Rua Newton Prado, 306
tempo de carro: 5 min | tempo a pé: 20 min

Cerveja artesanal, drinks clássicos e boa mesa num cantinho bem no estilo do bairro. Indo pro lado boêmio do passeio, uma dica é o Seo Antonio, localizado nas proximidades do Ginásio de Esportes.

linha

informebanner padaria santa rosalia

linha

ceagespfeira Ceagesp
Feira do Ceagesp (Foto: Bruno Kalach)

Partimos do Ceagesp – Cia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo. Inaugurada em 1983 em Sorocaba, sendo uma das maiores unidades, a rede movimenta diariamente o comércio local. Além do prédio principal, pequenas lojas funcionam ao redor, vendendo produtos da própria Ceagesp. Lá, você encontra desde frutas, verduras e legumes regionais, a flores, plantas, temperos e também artesanatos variados.

Outro detalhe interessante: às quartas-feiras a feira funciona também a noite e proporciona diversas barracas com saborosas opções gastronômicas como pastéis, lanches e espetinhos. Também há varejão no mesmo dia! A visita certamente se tornará um hábito. Por isso, aproveite pra ir sempre quartas e sábados, quando acontece varejão e feira com comidinhas de rua e música ao vivo.

Na sequência do Ceagesp, pela Rua Dr. Luiz Mendes de Almeida, você tem acesso a muitos lugares bacanas pra aproveitar a região do Largo do Divino, com todo o seu ar bairrista e acolhedor.

Pra curtir ao redor

Empório 31

Rua Terêncio Costa Dias, 300 – Ceagesp Sorocaba
tempo de carro/a pé: o bar fica dentro do Ceagesp

emporio 31

Nem precisa de GPS. O Empório 31 fica dentro do Ceagesp, como parte da feira. Boteco a céu aberto que aos sábados pela manhã e às quartas a noite recebe sucessos da mpb ao vivo e muita animação.

linha

Bar do Argentino

Rua Luiz Fernando Carvalho, 183 – Central Parque
tempo de carro: 6 min | tempo a pé: 29 min

Empanadas argentinas, carnes suculentas, provoleta (queijo provolone no forno com ingredientes saborosos), vinhos, cerveja Quilmes e mais itens típicos da culinária hermana. Tudo no tradicional boteco instalado no Central Parque!

linha

Tammy Pastelaria

Av. Dr Américo Figueiredo, 4073
tempo de carro: 8 min | tempo a pé: 38 min

Tradição inclusive na gastronomia. O “sabor de feira” está presente na Tammy Pastelaria, endereço muito frequentado pelos sorocabanos. Dica: música ao vivo e chopp em dobro todas as terças.

linha

Parque da Água Vermelha

Rua România, 150 – Jd. Europa
tempo de carro: 6 min | tempo a pé: 30 min

parque da agua vermelha

Partiu lazer! Cerca 20 mil m² de área verde, ocupados por plantas, árvores frutíferas e três lagos. A estrutura conta ainda com playground, aquário, biblioteca, viveiro de mudas, anfiteatro e até um Jardim Sensorial, voltado especialmente para pessoas com deficiência.

linha

Parque do Ipiranga

Av. Américo Figueiredo, s/nº – Jd. Ipiranga
tempo de carro: 9 min | tempo a pé: 46 min

Agora, estamos falando de um dos maiores espaços de lazer, convivência, cultura, atividades físicas e esportes da cidade. Pista de caminhada, de skate, área infantil e até anfiteatro ao ar livre integram o amplo parque.

linha

parque-das-aguasparque-das-águas

A noite no Parque das Águas (Foto por Bruno Kalach)

Partimos do charmoso Parque das Águas, localizado entre os bairros Jardim Maria do Carmo, Vila Progresso e Abaeté. Também é acessível de ônibus, pela ciclovia (que inclusive atravessa o parque) ou de carro, com três amplos “bolsões” para estacionamento. O local é um dos principais parques da cidade, abrigando eventos com Festa Junina Beneficente, Viva a Praça, circuitos de corrida e shows. Para o lazer não faltam opções: ciclovia, anfiteatro de arena, playground, pista de skate, deck de madeira, pista de caminhada, quadra de areia e campo de futebol. Sua beleza, opções e o contato com a natureza fazem do parque uma ótima escolha para qualquer hora do dia.

Nas redondezas, muitas opções para complementar seu passeio. Ali pertinho (se for de carro) há o novo Jardim Botânico. Se preferir o passeio a pé, poderá conhecer as avenidas Arthur Bernardes e Ubirajara e seus estabelecimentos e peculiaridades que só são possíveis ver a pé. 🙂

Pra curtir ao redor

Jardim Botânico Municipal “Irmãos Villas Boas”

Ruas Pedro Wurschig e Miguel M. Lozano – Jardim Dois Corações
tempo de carro: 6 min | tempo a pé: 33 min

jardim-botanico

O mais novo cartão postal da cidade é uma ótima opção para um piquenique em família. São aproximadamente 70 mil metros quadrados de espaço de livre circulação. Visite o Palacete de Cristal e o mirante (dá pra ver grande parte da cidade de lá!).

linha

Deck Natural

Avenida Dom Aguirre, nº5.100 – Jardim Maria do Carmo
tempo de carro: compensa deixar estacionado no parque | tempo a pé: 3 min (seguindo pela ciclovia!)

deck-natural

Depois de uma bela caminhada ou um passeio de bicicleta, o Deck Natural é a parada certa para descansar e repor as energias. Localizada bem na margem do Rio Sorocaba, a lanchonete serve sucos, lanches naturais e açaí.

linha

Sorveteria Xodó

Rua Doutor Fernando dos Santos, 39 – Vila Progresso
tempo de carro: 3 min | tempo a pé: 12 min 

Sorveteria tradicional, do tempo que não havia sorvetes por quilo! Os saborosos sorvetes são feitos por lá. Nossas sugestões: frapê (batido de sorvete com leite) e os sorvetes de casquinha!

linha

Lanchonete Nestor

Rua Doutor Fernando dos Santos, 69-137 – Vila Progresso
tempo de carro: 3 min | tempo a pé: 12 min

Quem nunca ouviu “bom mesmo é o lanche do Nestor”. Se não ouviu, precisarás comprovar este fato. Lanchonete tradicional e intimista, como você estivesse na própria casa. O grande destaque é o lanche X Mignon com Catupiry no pão francês. As tábuas de carnes também são hits do local. 😉

linha

Centro Esportivo Jornalista Armando Barchelli

Rua Joaquim Ferreira Barbosa, 420 – Jardim Maria do Carmo
tempo de carro: 3 min | tempo a pé: 13 min

O complexo conta com muita área verde, quadras poliesportivas, campo de futebol, academia ao ar livre e pista de atletismo. Ideal para a prática de atividades físicas ou mesmo um passeio leve.

linha

mercadaomercado-municipal

Fachada do Mercado Municipal (foto por Bruno Kalach)

Partimos do Mercadão Municipal (Rua Nicolau Scarpa, 82 – Centro), espaço comercial histórico direcionado a venda de alimentos (frutas, laticínios, carnes e condimentos), roupas, calçados, tabaco e artigos para colecionadores (moedas antigas, por exemplo). Cada stand tem suas especialidades e curiosidades. É possível encontrar de tudo um pouco por lá! É um bom ponto de partida para um passeio pelo centro da cidade!

 

Pra curtir ao redor

Merceraria Assahi (Produtos Japoneses e Naturais)

Rua Padre Luís, 411 – Centro
tempo de carro: compensa deixar em estacionamentos na Rua Padre Luís | tempo a pé: 2 min

assahi

É o cantinho da Liberdade em Sorocaba. No Assahi você encontra de tudo referente à produtos japoneses e naturais. Tem desde saquê, cerveja japonesa, muppy (de saquinho!) até produtos de gastronomia, como as algas marinhas (nori), arroz japonês, cartelinhas com sushi e condimentos. Tem artigos de decoração também! Tudo a um preço justo. 🙂

linha

Sebo Literário

Rua Padre Luís, 496 – Centro
tempo de carro: compensa deixar em estacionamentos na Rua Padre Luís | tempo a pé: 2 min

sebo-literario

Na Rua Padre Luís, há uma grande variedade de brechós e sebos. Destacamos o Sebo Literário, pertinho do mercadão. Lá da para encontrar um grande variedade de livros, revistas, discos (em vinil), cd’s, fitas vhs e dvd’s.

linha

Praça Frei Baraúna

Rua José Antônio Ferreira Prestes, 117-129 – Centro 
tempo de carro: 3 min | tempo a pé: 8 min

Praça onde é situada a Oficina Cultural Grande Otelo, espaço de movimentação artística da cidade, sempre com peças de teatro, shows, exposições e workshops. A bela praça também é espaço de feiras livres (toda terça tem!) e da Feira Local de Artesanatos. Com muita sombra, é convidativa para aquele cochilo pós-almoço.

linha

Museu da Estrada de Ferro Sorocabana

Rua Álvaro Soares, 533 – Centro
tempo de carro: 2 min | tempo a pé: 8 min

Ponto histórico e importante para cidade. A bela fachada do casarão de estilo inglês torna o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana um dos principais cartões postais da cidade.

linha

Kyodai

Rua Doutor Arthur Martins, 41 – Centro
tempo de carro: 4 min | tempo a pé: 7 min

Com 21 anos de história, Kyodai é o restaurante japonês mais tradicional da cidade. Possui mais de 121 pratos em seu cardápio e não oferece o sistema de rodízio, pois cada prato é preparado especialmente para o cliente.

linha

itavuvuav itavuvu

Trecho da Av. Itavuvu (Foto: Bruno Kalach)

Partimos da Avenida Itavuvu, na imensa Zona Norte sorocabana. Quase podemos pregar aqui o apelido de “local que nunca dorme”, pois basta uma rápida passadinha pela avenida, seja pela manhã, tarde ou noite, pra sair com a impressão do quanto é constante o crescimento e estabilidade do local, haja vista que a Zona Norte concentra 289.592 habitantes. Quase metade da cidade!

É uma realidade, e exatamente por isso, uma das áreas mais valorizadas de nossa querida Sorocaba.A cidade, assoprando as velas do seu 360º aniversário, observa a famosa ZN com dois shoppings, grandes franquias de fast food, restaurantes, estátua da liberdade (decoração de uma grande rede), bares, lojas – muitas presentes só nesta região – entre outras opções ecléticas.

Pronto para passear por este complexo comercial?

Pra curtir ao redor

Pista de Caminhada da Chácara Sônia Maria

Av. Ipanema, 69 – Vila Nova
tempo de carro/a pé: bem no começo do trajeto

Começando a voltinha pela Zona Norte, antes mesmo de chegar na Itavuvu, vale uma visita à antiga Chácara Sônia Maria, há muitos anos instalada no bairro. O espaço abriga um hipermercado sem deixar de lado o estilo rústico. Em toda a volta, é possível aproveitar uma pista de caminha bem arborizada e fresca, ideal pra uma corrida matinal ou no fim de tarde.

linha

Centro Esportivo Pitico

Rua Anselmo Rolim, s/n – Vila Angélica
tempo de carro: 4 min | tempo a pé: 8 min

Sorocaba é rica em centros esportivos, muitas vezes poucos lembrados. O espaço Pitico tem de tudo, é só chegar: funciona de segunda a segunda, das 06h às 21h (seg a sex) e das 07h às 19h (sáb, dom e feriados). A maioria das partes são abertas ao público, como bocha, campinho de areia, quadra de voley e quadra aberta. O restante necessita de carteirinha, feita gratuitamente!

linha

Mercatudo Casas André Luiz

Rua Fernão Dias Falcão, 06 – Vila Angélica
tempo de carro: 2 min | tempo a pé: 7 min

Mercatudo Casas Andre Luiz

Pechincha e solidariedade: no Mercatudo você poderá comprar móveis, roupas, sapatos, antiquários, entre outros produtos em ótimas condições de uso e preços competitivos, já que o local recebe a doação dos produtos. A renda arrecadada com a venda é revertida para 1.400 crianças com deficiência mental atendidas pelas Casas André Luiz.

linha

Shopping Cidade

Avenida Itavuvu, 3373
tempo de carro: 8 min | tempo a pé: 39 min

Avançando um tanto mais pela Itavuvu, chegamos ao centro de compras, entretenimento e gastronomia que foi inaugurado no final de 2013 e trouxe ainda mais destaque pra Zona Norte. Grandes lojas, ampla praça de alimentação e seis salas de cinema qualificadas te aguardam.

linha

Fast Foods e Lojas de departamento

Av. Itavuvu (boa parte)
tempo de carro/a pé: de acordo com o local

havan itavuvu

Praticamente um shopping a céu aberto, a avenida concentra atrações para todos os gostos, de gastronomia a moda. Seja a pé, de carro ou em cima da bike – usando o bom trecho de ciclovia existente ali – vivencie a área e escolha a sua opção preferida.

linha

paco-municipalprefeitura

Prefeitura (foto por Bruno Kalach)

Partimos do Parque do Paço Municipal, onde está localizado o Palácio dos Tropeiros, sede da prefeitura de Sorocaba. Com imenso gramado, pistas de caminhada, equipamentos de ginástica, playground, lago e ciclovia, o local é um ponto turístico bem visitado pelo sorocabanos e turistas, desde a sua inauguração (em 1981). Dentre as práticas comuns no local, soltar pipa e alimentar os patos, marrecos, cisnes e peixes do lago são as mais curiosas e tradicionais.

Pra curtir ao redor

Biblioteca Municipal

Rua Ministro Coqueijo Costa, 180 – Alto da Boa Vista
tempo de carro: compensa deixar no estacionamento do Paço! | tempo a pé: 6 min

Acervo de mais de 55 mil volumes reunidos em uma área de 3 mil metros quadrados. A Biblioteca Municipal, que impressiona nos números e na beleza de seu moderno edifício, é uma dica de passeio tranquilo e enriquecedor. Ocasionalmente o local recebe eventos da música, literatura e peças de teatro.

linha

Bar do Coalhada Síria – Unidade Jardim Saira

Av. Professor Joaquim Silva, 685/699 – Jardim Saira
tempo de carro: 3 min | tempo a pé: 17 min

bar-da-coalhada-siria

Uma rápida pausa no passeio para conhecer a famosa Coalhada Síria, bebida láctea batida com polpa de frutas (semelhante ao milk-shake!). Além da bebida, o bar também serve a porção Agenda Sorocaba 🙂 com almôndegas recheadas e fritas, acompanhadas de coalhada seca, sucos, lanches e salgados.

linha

Parque Natural Chico Mendes

Av. Três de Março, 1025 – Alto da Boa Vista
tempo de carro: 5 min | tempo a pé: 20 min

parque-natural-chico-mendes

Curtir a natureza, esse é o lema desse parque repleto de árvores e plantas. Lá, dá para esquecer do mundo e relaxar com o canto dos pássaros e o vento nas folhas. Todo sábado o local recebe a Feira de Transição Agroecológica e Orgânicos, com produtores da região.

linha

Cervejaria Burgman

Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 5025 – Além Ponte
tempo de carro: 8 min | tempo a pé: 14 min

Sorocaba e região vem se destacando mundo afora por suas cervejas. A sorocabana Burgman é uma delas! Por isso, conhecer a fábrica (que já faz parte de roteiro turístico internacional) é uma dica que não poderia ficar de fora. Além do tour, o espaço também tem o Burgman Bar, dotado de uma bela decoração, muitos tipos de chopp e cerveja (tudo fabricado por lá!) e porções saborosas.

linha

Restaurante Kostela do Japonês

Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2970
tempo de carro: 5 min (compensa deixar o carro no estacionamento da prefeitura)| tempo a pé: 2 min

Costela que derrete na boca, servida na chapa. Essa é a famosa especialidade do Kostela do Japonês, sempre bem movimentado e referência pra quem visita a cidade! Suas saladas também fazem sucesso.

linha

cicloviaciclovia

Ciclovia na Marginal Dom Aguirre (Foto: Bruno Kalach)

As bicicletas são bem-vindas em Sorocaba! A cidade possui 116 quilômetros de ciclovias, de Leste a Oeste e de Norte a Sul. Do total, 110 quilômetros são de ciclovias, 3 quilômetros são de ciclofaixas e 2 quilômetros de faixa compartilhada com ônibus (Ruas Hermelino Matarazzo e Comendador Oeterer). (fonte: Urbes)

A cidade também possui 50 paraciclos (estacionamentos de bicicletas), sendo um deles no Terminal Santo Antonio (com capacidade para 60 bicicletas), oito módulos comerciais (quiosques), com capacidade de acoplar entre 40 e 60 bicicletas cada um.

Encaixe seu diário de bordo na magrela e pedale por toda a cidade!

Programa Integra Bike

integra bike

Paris, Londres e Rio de Janeiro tem. Aqui, também! Sorocaba conta com o Programa Integrabike de empréstimo de bicicletas públicas, uma iniciativa da Prefeitura de Sorocaba através da Urbes – Trânsito e Transportes. Para ter acesso é fácil: basta usar o seu Cartão do Transporte para retirar a sua bicicleta grátis.

O Integrabike possui 19 estações e 152 bicicletas que podem ser utilizadas por pessoas com mais de 18 anos que tenham quaisquer dos cartões de embarque do Transporte Coletivo municipal. Boas pedaladas!

Clique e veja o mapa ampliado da ciclovia sorocabana