Museu da Estrada de Ferro Sorocabana

Museu Estação Ferroviária
Foto: Marcio Schimming

De acordo com o horário
informado pelo estabelecimento

Fechado agora
Terça a Sábado: das 09h às 16h30

Os horários podem ser alterados sem aviso. Consulte o local para confirmar.

O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana está sediado no casarão em estilo inglês, localizado no jardim Maylasky, onde também encontra-se o Monumento a Luiz Matheus Maylasky, engenheiro Austríaco que participou da criação da Companhia Sorocabana no ano de 1870, com o objetivo de construir uma estrada de ferro ligando Sorocaba a São Paulo.

O Jardim Maylasky abriga também o Chalé Francês, construído em 1910, com padrões arquitetônicos ingleses e telhado em estilo francês, o imóvel serviu de moradia para os engenheiros chefes da Estrada de Ferro e fica localizado em frente a antiga Estação Ferroviária Sorocaba.

 

Sobre a Estação Ferroviária de Sorocaba

Considerado um dos principais patrimônios arquitetônicos de Sorocaba, A Estação Ferroviária de Sorocaba foi inaugurada no dia 10 de julho de 1875 e marcou início do tráfego, com a linha tronco entre Sorocaba e São Paulo.

A linha férrea tinha como principal objetivo fazer o transporte da produção local até a capital e assim alcançar o porto de Santos. Três anos depois de inaugurada, a Sorocabana estendeu suas linhas até Tietê, Itapetininga e Botucatu, passando a incorporar também a Companhia Ituana.
A empresa passou a percorrer um trecho total de 908 km.

O prédio da Estação foi tombado em 2003, mas está fechado aguardando restauração para poder voltar a ser utilizado pela população.