Parque Kasato Maru

Inaugurado em 2008, em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil, os projetos arquitetônico e paisagístico do parque trazem elementos presentes na cultura e religião do Japão. Kasato Maru é o nome do navio que trouxe os primeiros imigrantes para o país.

Com cerca de 8 mil m² e um espelho d'água natural, a entrada do parque possui um Torii, um portal vermelho, que religião xintoísta simboliza a divisão entre o mundos humano e divino e como elo entre os dois planos. Na outra extremidade há um globo terrestre metálico, com 4,5 metros de diâmetro, representando a rota percorrida pela embarcação.

Sobre o espelho d'água foi implantada uma ponte Taiko Bashi, com formato de arco, estrutura metálica e piso de madeira, um deque de madeira e rochas em suas margens. O espaço ainda oferece pista de caminhada, em concreto estampado, gramado, mudas de árvores e plantas típicas do oriente, como azaléia, túia e buchinho, e uma cascata de pedras.

O sistema de iluminação tem 25 luminárias de estilo Suzuranto, três luminárias do tipo Toro e um ponto de ônibus feito de madeira e telhas com desenho oriental, cor cinza e ideogramas japoneses; seis bancos de pedras e dois paraciclos.

Os horários, preços e atrações podem ser alterados pelos locais sem prévio aviso.

▸ Locais relacionados