search
highlight_off
ENCERRADO
Publicado em às

Zoo Sorocaba – 51 anosProgramação especial ∙ Zoológico Municipal Quinzinho de Barros

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realizará neste domingo (20), das 14h30 às 16h30, uma programação especial para celebrar o aniversário de 51 anos de fundação do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, comemorado neste dia. Quatro espécies de animais que habitam o zoo vão ganhar parabéns, com a entrega de bolos e presentes nos próprios recintos, e o público terá a oportunidade de acompanhar de perto esse momento especial.

O objetivo da programação de aniversário do zoo é apresentar a toda a comunidade mais sobre os animais que habitam o espaço ecológico e o importante trabalho desenvolvido no zoo, que é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na categoria A, que é a mais elevada.

Esses “bolos” e “presentes”, chamados de enriquecimento ambiental, são na verdade alimentos e objetos preparados de forma especial pelos tratadores dos animais e pelos funcionários do Setor de Nutrição do zoológico, com o intuito de proporcionar um pouco de “diversão” aos bichos, promovendo o bem-estar animal. A ideia da atividade educativa é aproximar as pessoas desses animais e sensibilizá-las sobre a importância da conservação das espécies.

O primeiro animal a ganhar o parabéns será o sauim-de-coleira (Saguinus bicolo), às 14h30, uma espécie nativa de Manaus (AM) que está na lista vermelha de espécies ameaçadas pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Em seguida, às 15h, será a vez do muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides) ser homenageado, um animal que só existe na Floresta Atlântica do Brasil e é uma das espécies de macaco mais ameaçada de extinção do mundo em razão da destruição do habitat natural, a baixa taxa de reprodução da espécie e a caça. Considerado o maior primata das Américas, o muriqui-do-sul também é conhecido como mono-carvoeiro.

O terceiro bicho a ganhar o enriquecimento ambiental no domingo será o avestruz (Struthio camelus), às 15h30. Para finalizar, às 16h, o zoo presenteará as antas (Tapirus terrestris), o maior mamífero terrestre do Brasil. A espécie é encontrada na América do Sul e está na lista como uma espécie vulnerável à extinção, segundo a IUCN, e também consta na “Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção” do ICMBio.

starsPara acompanhar a atividade não é necessário se inscrever, basta apenas estar em frente ao recinto de cada espécie no horário marcadoevent_busy20/10/19 - EVENTO ENCERRADO