Praça Frei Baraúna

Divulgação | Emídio Marques

⚠️ Devido à pandemia de COVID-19, alguns locais estão fechados ao público. Entre em contato com o local para verificar se há opção de delivery ou retirada de pedidos.

A Praça Frei Baraúna, conhecida como “Fórum Velho”, é um dos espaços de lazer mais tradicionais de Sorocaba, mantendo boa parte de suas características originais. Com mais de 3.700 m² de piso em pedras portuguesas, a praça conta com mais 8 mil m² de jardim, com gramado, arbustos, flores, plantas ornamentais e árvores, sistema de iluminação e bancos.

Inaugurada em 5 de maio de 1889, a praça sediou a Capela de Santa Cruz, cerimônias de religiões cristãs e afro-brasileiras e apresentações de dança e capoeira. Entre 1916 e 1930, o espaço foi utilizado como “Jardim dos Bichos”, onde eram expostos animais em condições precárias, transferidos posteriormente para a Avenida Dom Aguirre até a criação do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, em 1968.

A partir desse ano, construiu-se no local a sede do primeiro Fórum de Sorocaba, prédio hoje ocupado pela Oficina Cultural Regional “Grande Otelo”. Até hoje a praça ainda abriga eventos variados, como feiras de artesanato, apresentações culturais e homenagens aos combatentes brasileiros na Segunda Guerra Mundial, em frente ao Obelisco à Força Expedicionária Brasileira.

A praça fica localizada entre as ruas Cesário Mota, Arthur Martins e José Antônio Ferreira Prestes, no Centro.

Os horários, atrações e preços podem ser alterados pelos locais sem aviso.

Informar um problema nesta página

Há alguma informação incorreta ou incompleta nesta página?
Por favor, nos informe abaixo e faremos a correção o mais breve possível.

Página: Praça Frei Baraúna

ir para o topo

Enviar