search
highlight_off
Foto: Divulgação
Cultura
Atualizado em às

Festival reunirá 292 artistas de grupos teatrais da região no Centro de Sorocaba

A Praça Frei Baraúna e o teatro-bar Dois Ponto Oito, ambos localizados no Centro de Sorocaba, vão abrigar nos dias 8 e 9 de fevereiro o 1º Festão – Festival Regional do Teatro. O encontro reunirá 292 artistas de grupos teatrais de 11 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), que apresentarão espetáculos gratuitos ao público. A programação ocorrerá no dia 8, das 17h à 00h, e no dia 9, das 9h às 22h.

Realizado em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), o Dois ponto Oito, com apoio do Senac Sorocaba, o festival regional de teatro é uma iniciativa da Rede de Teatro Regional, e tem como proposta ser semestral, itinerante, não competitivo, dando visibilidade a produções teatrais da região metropolitana. “É uma iniciativa importante, que não apenas fortalece os artistas de toda a nossa região, mas também fomenta a cultura em nossa cidade”, destaca o secretário da Cultura, Werinton Kermes.

Além de oferecer arte e diversão à população, a ideia é também fortalecer a Rede de Teatro Regional com rodas de conversas e oficinas, almejando iniciar uma cooperativa e um corredor de circulação cultural dos grupos e seus espetáculos. A ideia do evento cultural é promover trocas e possibilitar ao público apreciar vivenciar a diversidade da produção teatral regional e ser a atividade “carro-chefe” da futura associação de teatro regional.

De acordo com Hamilton Sbrana, um dos coordenadores do evento, a ideia do festival surgiu de encontros de diretores de teatro da cidade e da região na sede do Senac. Participarão da primeira edição da mostra teatral as cidades de Sorocaba, Votorantim, Salto de Pirapora, São Roque, Mairinque, Piedade, Cerquilho, Iperó, Pilar do Sul, Tatuí e Boituva.

Festival Regional do Teatro

Divulgação

Entre as companhias participantes, estão Nativos Terra Rasgada (Sorocaba), Cia. Teorema de Teatro (Boituva), Theatron (Mairinque), Grupo de Narciso (São Roque), Coletivo Cê (Votorantim), Cia. Gato Azul (Piedade), Cia de Teatro Uta (Salto de Pirapora), Nossa Trupe Teatral (Tatui), Grupo de Teatro Escarafunchar (Pilar do Sul), Liga Teatral Municipal de Iperó (Iperó) e Grupo Teatral Gente de Quem? (Cerquilho).

A programação contará com espetáculos adultos e infantis, além de duas oficinas. Para dar início, no dia 8, às 17:30, um cortejo sairá da Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro da cidade, em direção à Praça Frei Baraúna.

A Praça Frei Baraúna está localizada entre as ruas Cesário Mota, Arthur Martins e José Antônio Ferreira Prestes. Já o Dois ponto Oito fica na rua Machado de Assis, 112, no Centro. Mais informações podem ser obtidas na página do festival na rede social Facebook: clique aqui.