
58ª Semana do Tropeiro
No domingo (01/06), Sorocaba celebra a 58ª Semana do Tropeiro!
Em 2025, o Desfile dos Tropeiros e a 4ª Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE! contarão com uma grande festa no Paço Municipal.
O evento tem início às 10h e apresenta diversas atrações musicais, gastronômicas, culturais e típicas da celebração, além de apresentações de danças tradicionais gaúchas.
A festa é gratuita e recebe a comitiva de cavaleiros da 12ª Tropeada Itararé–Sorocaba, composta por representantes de diferentes cidades paulistas, após percorrerem mais de 230 quilômetros de estrada, passando pelos municípios que formaram a Rota Sul do Caminho das Tropas até Sorocaba, cidade que foi uma das protagonistas no desenvolvimento do Ciclo do Tropeirismo.
No dia 31 de maio (sábado), os tropeiros chegarão à cidade por volta das 15h, com parada no Largo do Divino, na Rua Dr. Luiz Mendes de Almeida, 677, na Vila Espírito Santo.
A população está convidada a prestigiar a recepção da comitiva, que receberá a tradicional Benção Tropeira e, em seguida, fará o pouso no Clube União Recreativo Campestre.
Já durante a grande festa do dia 1º de junho, no Paço Municipal, os munícipes poderão conferir:
- 12h – Orquestra de Viola Caipira “Zé Franco”
- 13h– CTG com danças tradicionais gaúchas
- 14h – Apresentação da violeira Adriana Farias.
Durante a programação, os munícipes poderão colaborar com a campanha #AFOMENAOEFAKE!, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Sorocaba, por meio da doação de alimentos.
As doações serão todas destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade no município.
O Paço Municipal está localizado na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista.
A iniciativa é realizada por meio das secretarias municipais de Governo (Segov), Cultura (Secult), Comunicação (Secom), Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Fundo Social de Solidariedade (FSS), em parceria com o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) e a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), do Governo do Estado de São Paulo, além do apoio da Urbes – Trânsito e Transportes, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM).