search
highlight_off
Foto: SECOM Sorocaba
Atualizado em às

Sorocaba conta com novo serviço de transporte especial

Desde o início deste mês, Sorocaba conta com um novo serviço de transporte especial. Com isso, os usuários que tem identificação específica de concessão desse direito recebem o novo transporte porta-a-porta e totalmente sem custos a elas.

O serviço é oferecido pela Prefeitura de Sorocaba por meio da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob). Agora, o transporte especial passa a ser feito por uma nova empresa, a Consórcio Mobility Transportes, que foi a ganhadora da licitação.

A nova empresa dispõe de frota com 23 veículos sendo 20 micro-ônibus e três vans, que juntos totalizam 354 lugares. Dessa forma, sendo 254 assentos e 100 fixadores (local próprio para a colocação da cadeira de rodas de forma segura dentro do veículo). Cerca de 800 pessoas, entre pessoas com deficiência e acompanhantes, utilizam o serviço.

De acordo com a Urbes, os novos veículos possuem tecnologia embarcada que permite aos responsáveis pelos atendidos acompanhar por meio de um aplicativo onde o veículo está.  Há ainda o sistema de catraca virtual, que regulariza quem acessa o transporte especial, proporcionando mais segurança aos seus usuários.

O layout dos veículos é diferenciado, contando com elevador hidráulico, fixadores para cadeiras de rodas, protetores de cabeça reguláveis e removíveis e quatro assentos para acompanhantes. Há cintos de segurança em todos os bancos, câmeras de videomonitoramento que podem ser vistas remotamente também pelos acompanhantes.

Para Elaine Cristina Santos, que possui baixa visão e é membro do Conselho da Pessoa com Deficiência, o transporte especial teve poder transformador ao proporcionar a ela e ao marido, que possui deficiência múltipla, a possibilidade de se deslocar de forma democrática e acessível pela cidade. “O transporte especial mudou de forma positiva a minha vida, me dando mais agilidade nos deslocamentos. Eu ganhei qualidade de vida e o uso, inclusive, para ir à faculdade. É um parceiro muito importante para nós”, diz.

Atendimento de segunda a domingo

O atendimento aos usuários especiais é feito de segunda-feira a domingo, das 6h à meia-noite, no sistema porta-a-porta, conforme agendamento prévio. Ou seja, os passageiros são pegos na porta de casa e levados até seus destinos como escolas, hospitais, clínicas, instituições de ensino especial, locais de trabalho e lazer. Depois, o transporte retorna para pegá-lo.

O sistema de transporte especial porta a porta foi regulamentado pela Urbes em 1998.