
Férias em Sorocaba e região: dicas de lazer pra curtir com as crianças em julho
As tão aguardadas férias de julho estão aí! Pensando nisso, nós separamos algumas dicas de rolês para a criançada aproveitar muito na região de Sorocaba.
Tem vários parques para visitar, atividades, jogos, espetáculos e muito mais.
Dá uma olhada!
Parque dos Dinossauros do Brasil
O parque tem como atração principal a Trilha dos Dinossauros, que conta com réplicas das criaturas pré-históricas que viveram no Brasil.
Além da trilha, o parque também oferece atividades como arvorismo, tirolesa, parede de escalada e um espaço brinquedão.
É possível consultar o horário de cada atração através do site oficial ou clicando aqui.
Endereço: Av. Cláudio Pinto Nascimento, 140 – Jardim Morumbi, Votorantim.
Horário de funcionamento: Sábado, domingo e feriados, das 9h às 17h.
Saiba mais: dinossauros.sesisp.org.br
44ª Festa Julina de Sorocaba
A 44ª Festa Julina Beneficente de Sorocaba acontece 8 de julho a 3 de agosto, no Paço Municipal, com atrações como o Parque de Diversões e o palco “Mundo Infantil”, que consta com diversas apresentações para a criançada.

Alessandro Marcon
Endereço: Paço Municipal – Alto da Boa Vista.
Horário de funcionamento: 8 de julho a 3 de agosto, de quarta a sexta-feira, das 18h à 0h | Aos sábados, domingos e feriados, das 13h à 0h.
Saiba mais: clique aqui
28º Festival das Cerejeiras Bunkyos
O tradicional festival japonês celebra a florada das cerejeiras, com entrada gratuita nos dias 5, 6, 12 e 13 de julho.
Além da beleza do das cerejeiras, o festival também conta com diversas apresentações, muita comida típica, espaço pet e mais atrações para divertir os pequenos.

Acervo – Bunkyos
Endereço: Parque Bunkyo Kokushikan – Estrada Municipal do Carmo, 801, Canguera, São Roque
Horário de funcionamento: 5, 6, 12 e 13 de julho, das 10h às 19h aos sábados e das 10h às 17h aos domingos.
Saiba mais: Clique aqui
Cinema Para Todos
O projeto Cinema Para Todos acontece entre os dias 10 e 13 de julho e promove sessões de cinema ao ar livre, com exibições de longas e curtas-metragens.
Como alternativa de passeio, as exibições dos filmes Elementos (12/07) e IF: Amigos Imaginários (13/07) são ótimas opções!

Acervo | @cinemaparatodos_
Endereço: Praça Milton Cleiss – Rua Romualdo Borghesi, altura do número 354 – Jardim Tatiana.
Horário de funcionamento: 10, 11, 12 e 13 de julho, sempre às 18h30.
Saiba mais: Clique aqui
Parque Bolofofos
Com piscina de bolinhas, mesa de desenhos e até encontro com personagens, o Parque Bolofofos no Pátio Cianê permite que as crianças brinquem com o que há de mais precioso na infância: a própria imaginação e criatividade.
Tornando tudo mais divertido, os encontros com os personagens Bolofofos acontecem aos sábados de julho, durante a tarde!
Endereço: Praça de Eventos, piso 1, Bloco B do Pátio Cianê Shopping, localizado na Av. Dr. Afonso Vergueiro, 823 – Centro.
Horário de funcionamento: 3 de julho a 3 de agosto, de segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 12h às 20h.
Saiba mais: Clique aqui
Cine Solarzinho
O projeto CineSolarzinho é uma versão destinada ao público infantil do primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil.
No CEU das Artes, o projeto exibe diversos curtas-metragens ambientais e também a animação ”Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro”, em uma sessão de cinema especialmente pensada para os pequenos.

Via Prefeitura de Sorocaba
Endereço: CEU das Artes fica na Rua Washington Pensa, 969 – Parque das Laranjeiras.
Horário de funcionamento: 05 de julho, a partir das 18h.
Saiba mais: Clique aqui
Kart Indoor
Inaugurada em 2025, a pista de Kart Indoor do Iguatemi Esplanada é opção de passeio para a criançada que gosta de agito!
Voltada para pessoas a partir de 7 anos ou com no mínimo 110 cm de altura, sendo necessário saber andar de bicicleta, a atração conta com karts modernos e bem equipados, que permitem que a experiência de uma corrida de verdade.

Via assessoria de imprensa
Endereço: Estacionamento coberto – Ala Sul, Piso Esplanada (2º subsolo), Av. Izoraida Marques Peres, 401 – Campolim.
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 14h às 22h. Aos domingos e feriados, das 13h às 21h.
Saiba mais: Clique aqui
Parque Maeda
O parque em Itu oferece diversas opções de lazer e diversão durante as férias. Arvorismo, parque aquático, passeios de trenzinho, pedalinho, quadriciclo e muitas outras alternativas: é um passeio legal para conhecer a região e cansar bem as crianças!

Via assessoria de imprensa
Endereço: Rodovia Deputado Archimedes Lammoglia, Km 18 – Itu/SP
Horário de funcionamento: quinta a segunda-feira, das 9h às 17h
Saiba mais: Clique aqui
Bibliotecas Municipais
A Prefeitura de Sorocaba divulgou as atrações que aguardam a criançada nas Bibliotecas Municipais durante o mês de julho. Tem oficinas criativas, apresentações musicais, sessões de cinema, rodas de conversa e muito mais.

Via Prefeitura de Sorocaba
Endereço: Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, Alto da Boa Vista ou Rua da Penha, 673 – Centro
Horário de funcionamento: seg. a sex., das 9h às 17h ou seg. a sex., das 8h às 17h
Saiba mais: Clique aqui
Museu Histórico Sorocabano
Sempre tem aqueles pequenos que manifestam, desde cedo, uma paixão pela história. Em julho, o Museu Histórico Sorocabano preparou uma programação exatamente para essa turminha – ou para aqueles que vão adorar conhecer mais sobre a história – com oficinas, passeios e muito mais. Clique aqui para conferir a programação completa!

Via Prefeitura de Sorocaba
Endereço: Rua Theodoro Kaisel, 883 – Vila Hortência
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 16h. Aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h.
Saiba mais: Clique aqui
Sesc Sorocaba
Sempre movimentando a cidade, é claro que, em julho, o Sesc também daria um jeito de agitar o recesso dos pequenos.
Com diversas atividades — como pintura, contação de histórias, modelagem em argila e outras opções bem legais —, o mês tá caprichando na diversão das crianças e é uma ótima opção de programa para as férias. Clique aqui para ficar por dentro da programação.
O Sesc também conta com a sua famosa comedoria, então pode ser um passeio completo: a criançada pode passar o dia inteiro brincando, comendo e participando das atividades por lá mesmo!

Acervo Sesc Sorocaba
Endereço: Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade
Horário de funcionamento: terça a sexta das 9h às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Saiba mais: Clique aqui
Museu Republicano de Itu
Opção para quem quer um passeio diferente com as crianças, a programação de férias do Museu Republicano de Itu é uma alternativa interessante.
Além de oficinas, contação de histórias e muito mais, o próprio museu já é um passeio por si só e, para as crianças que não conhecem a cidade, um passeio pelo centro de Itu também é uma ótima escolha.

Via assessoria de imprensa
Endereço: Rua Barão do Itaim, 67 – Itu
Horário de funcionamento: 5 a 27 de julho, de terça a domingo, das 10h às 17h
Saiba mais: Clique aqui
SESI Sorocaba
A programação de julho do SESI Sorocaba também é uma alternativa interessante para as crianças!
Entre espetáculos teatrais, oficinas e contações de histórias, tem muita coisa boa para tirar os pequenos de casa e aproveitar a programação da instituição!
As atrações são gratuitas, mas é necessário reservar os ingressos no site do sorocaba.sesisp.org.br
Acervo Sesi Sorocaba
Endereço: Rua Gustavo Teixeira, 369 – Vila Independência
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira: das 9h às 21h. Aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h30
Saiba mais: Clique aqui
Zoológico Municipal ”Quinzinho de Barros”
Dar uma volta no Zoológico Municipal da cidade também é um passeio bastante apreciado pelas turminhas. No espaço, as crianças podem observar e conhecer diversos animais, fazer piqueniques e criar vínculos com a natureza.
Dica: leve uma toalha de mesa ou algum tecido que possa ser estendido na grama e monte uma lancheira para passar a tarde por lá!

SECOM Sorocaba
Endereço: Rua Theodoro Kaisel, 883 – Vila Hortência.
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Saiba mais: Clique aqui
Fazenda do Chocolate
Ideal para aqueles passeios em família em que todo mundo aproveita igual, a Fazenda do Chocolate é uma opção bacana tanto para as crianças quanto para os pais.
Além de ser um passeio especial para todos os entusiastas do chocolate, o espaço também conta com passeios de trenzinho e um parque de visitação livre, com lagos, playground, animais da fazenda e muita natureza.

Via fazenda de chocolate
Endereço: Estrada dos Romeiros, s/n – Itu.
Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h45 às 17h30. Funcionamento completo somente aos finais de semana e feriados.
Saiba mais: Clique aqui
Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba
O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba também está com uma programação especial durante o mês de julho! Durante o mês, as crianças poderão aproveitar 5 atividades gratuitas no museu. Entre elas, estão: Mural Coletivo, Desenho em Texturas, Desenho Contínuo, Jogo Arte vs. Artista e Pintura em Tela!
A cada atividade, a criançada ganha um selo! A inscrição pode ser realizada clicando aqui.
Ver essa foto no Instagram
Endereço: Av. Dr. Afonso Vergueiro, 280 – Centro
Horário de funcionamento: de terça à domingo, das 14h às 14h30
Saiba mais: Clique aqui