Atividade on-line para pais e filhos comemora o Dia do Pau-Brasil

Iniciativa aborda a importância da árvore para a história e construção do país

Lazer
05/05/2020
Foto: Ilustrativa | Pixabay

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), preparou uma atividade especial do projeto “Sema vai à sua Casa” para celebrar o Dia do Pau-Brasil (3 de maio). O conteúdo voltado a pais e filhos já está disponível no site: clique aqui.

Realizada pela equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, a iniciativa visa levar temáticas que normalmente são oferecidas em atividades nos parques ecológicos (que estão fechados temporariamente), de uma forma on-line, para que os pais e filhos que estão em casa neste momento de isolamento social em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) possam, de uma forma divertida e lúdica, aprender mais sobre meio ambiente, além de fortalecer os vínculos familiares.

Com o título “Conhecendo o Pau-Brasil”, a atividade on-line trata da importância do pau-brasil para a história e a construção do país, além de apresentar características e curiosidades da espécie arbórea. O material ainda oferece um caça-palavras e um desafio para a criança usar a criatividade e desenhar uma bandeira do Brasil e depois compartilhar em rede social.

O Dia do Pau-Brasil faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao Meio Ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009. Também conhecido como ibirapitanga, ibirapiranga, ibirapita, muirapiranga, orabutã, brasileto, pau-rosado e pau-de-pernambuco, o pau-brasil é uma árvore que tem o tronco recoberto de espinhos, em tons de cinza ou vermelho, e o centro avermelhado.

A espécie pode atingir até trinta metros de altura, com seu diâmetro chegando a 1,5 metro. Originalmente, a área de abrangência dessa árvore estendia-se por quase três mil quilômetros da costa brasileira, tipicamente em floresta primária densa da Mata Atlântica.

ir para o topo

Enviar