‘Sorocaba Através da História’ resgata fatos e curiosidades sobre a cidade

Cultura
05/11/2020
Museu da Estrada de Ferro Sorocabana
Foto: Divulgação
Texto de Carol Fernandes

Nomes de ruas, praças e prédios, momentos históricos e pessoas importantes para o desenvolvimento local. Todas essas informações podem ser encontradas na página “Sorocaba Através da História”, que resgata fatos e curiosidades sobre a cidade.

A página foi lançada em agosto de 2019 e, desde então, tem sido referência para quem tem interesse em conhecer mais sobre Sorocaba. Os conteúdos estão disponíveis no Facebook, Instagram e, mais recentemente, em um site próprio da página.

Sandro Aranha, idealizador e responsável pela “Sorocaba Através da História”, busca levar informações de forma que sejam mais atraentes para o público. “Depois de um ano que fiz a página, decidi fazer o site para pessoas que não têm acesso às redes sociais ou que querem procurar melhor os assuntos dentro das pesquisas que eu faço”, explica.

Para produzir a maior parte dos conteúdos que publica na página, Sandro consulta o acervo do Jornal Cruzeiro do Sul, disponível para assinantes do site. Além disso, faz pesquisas em livros e conversa com historiadores de Sorocaba, que também fornecem materiais.

Uma das publicações é sobre a movimentação em Sorocaba durante a Revolução Liberal de 1842, retratada por Ettore Marangoni | Foto: Reprodução Facebook

Referências pessoais

Profissional da área de logística, Sandro despertou a curiosidade em estudar a história do Brasil há três anos e, depois, decidiu aprofundar-se na de Sorocaba. “Eu comecei a ir na biblioteca, pesquisar livros. Participei de todos os passeios culturais que tanto a Biblioteca Infantil, como a Secretaria de Cultura, estão fazendo”, conta.

A influência, de acordo com Sandro, veio de sua mãe Neide Oliveira Aranha. “Ela ia no Museu Histórico, no Mosteiro, sempre para conhecer mais a nossa história. E eu também. Desde adolescente eu já fazia esse tipo de pesquisa. Sempre fui curioso”, afirma.

Sandro Aranha e sua mãe, Neide Oliveira Aranha, durante uma visita guiada no Casarão de Brigadeiro Tobias, em 2019 | Foto: Arquivo Pessoal

Além de continuar com as publicações na página, buscando atrair cada vez mais pessoas, Sandro pretende organizar passeios históricos em Sorocaba. As visitas guiadas devem acontecer só em 2021.

Acesse o site e páginas da “Sorocaba Através da História” para conferir todos os conteúdos já publicados. Dúvidas podem ser esclarecidas no e-mail sorocabaatravesdahistoria@gmail.com.


ir para o topo

Enviar