Orgulho LGBTQ+: 6 filmes e séries para assistir na Netflix

Lista reúne documentários, reality shows e produções de ficção

Cultura
26/06/2020
Foto: Divulgação | Pose
Texto de Carol Fernandes

Junho é reconhecido, internacionalmente, como o mês do Orgulho LGBTQ+. Isso porque o dia 28 de junho marca a Rebelião de Stonewall, uma série de manifestações de membros da comunidade LGBT contra uma invasão da polícia de Nova York que ocorreu na mesma data, em 1969.

Para te ajudar a entender mais sobre a luta e a história do movimento LGBTQ+, escolhemos seis filmes e séries para assistir na Netflix.

Revolta de Stonewall

Revolta de Stonewall, em 1969, empoderou o ativismo LGBT para sempre | Foto: Divulgação/Aventuras na História

1. Pose

Do mesmo criador de Glee, Ryan Murphy, a série de drama “Pose” retrata o surgimento dos bailes LGBTQ+ e a ascensão da cultura de luxo nos Estados Unidos na década de 1980.

A história é desenvolvida através de Blanca (MJ Rodriguez), transexual que abriga jovens LGBTs que foram expulsas de suas casas.

Onde assistir: Netflix

 

2. Secreto e Proibido

Outra produção de Ryan Murphy, o documentário “Secreto e Proibido” (A Secret Love, em inglês) conta a história de duas mulheres que viveram um amor secreto durante anos.

A produção é estrelada por Terry Donahue e Pat Henschel, que decidiram assumir a sexualidade e o relacionamento perto dos 90 anos de idade. O casal de lésbicas sobreviveu a uma época em que resistência não era uma escolha.

Onde assistir: Netflix

3. Revelação

Lançado recentemente pela Netflix, o documentário “Revelação” (Trans Lives on Screen, em inglês) analisa o impacto da representação da comunidade trans no cinema e na TV.

A produção conta com a participação de Laverne Cox, conhecida por interpretar a personagem Sophia Burset na série Orange Is the New Black. Também estão presentes no documentário Lilly Wachowski, Yance Ford, Jamie Clayton e Chaz Bono.

Onde assistir: Netflix

4. Moonlight

Escolhido como o melhor filme do Oscar 2017, o drama “Moonlight” retrata as dificuldades que um jovem negro enfrenta no processo de reconhecimento de sua própria identidade e sexualidade.

A história é dividida em três momentos da vida de Chiron, o protagonista, que percorrem o bullying na infância, a crise de identidade da adolescência e a tentação do universo do crime e das drogas.

Onde assistir: Google Play | iTunes | Netflix | YouTube

5. RuPaul’s Drag Race

Apresentado por uma das drag queens mais famosas do mundo, “RuPaul’s Drag Race” é um reality show de competição dos Estados Unidos. No programa, as competidoras participam de gincanas e provas orientadas pela RuPaul.

O reality show está no ar desde 2009 e já conta com doze temporadas. A última edição terminou no dia 29 de maio deste ano.

Onde assistir: Netflix

6. Queer Eye

Série americana da Netflix, o reality show “Queer Eye” acompanha os Cinco Fabulosos (Fab Five, como são chamados em inglês). São eles o chef de cozinha Antoni Porowski, o designer de moda Tan France, o cabeleireiro Jonathan Van Ness, o decorador Bobby Berk e o especialista em cultura Karamo Brown.

O grupo usa os próprios conhecimentos para ajudar pessoas diferentes a lidarem com as próprias inseguranças, de forma a recuperarem a autoestima.

Onde assistir: Netflix

Confira também a lista de filmes e séries para refletir sobre racismo: clique aqui.

ir para o topo

Enviar