#BlackLivesMatter: 5 filmes e séries para refletir sobre racismo

Lista reúne produções disponíveis em plataformas como Netflix, YouTube e Telecine Play

Cultura
04/06/2020
Olhos Que Condenam
Foto: Divulgação | Olhos Que Condenam
Texto de Carol Fernandes

Com a onda de protestos raciais nos Estados Unidos após a morte de George Floyd, a hashtag #BlackLivesMatter (Vidas Negras Importam, em português) ganhou destaque nas redes sociais como símbolo de manifestação contra o racismo e a violência policial. Mas afinal, o que assistir neste momento para entender mais sobre a luta antirracista?

Pensando nisso, nós escolhemos cinco filmes e séries como indicações para aprender e refletir sobre o racismo. As produções estão disponíveis em plataformas como Netflix, YouTube e Telecine Play.

Manifestação nos EUA

Estados Unidos enfrentam a maior onda de protestos raciais desde o assassinato de Martin Luther King | Foto: Reuters/Nacho Doce

 

Confira as indicações de filmes e séries:

1. Olhos que Condenam

Criada pela roteirista Ava DuVernay, a minissérie de drama “Olhos que Condenam” (When They See Us, em inglês) retrata o famoso caso dos cinco adolescentes negros que foram condenados em 1989 por um estupro que não cometeram. Dessa forma, a produção reconstitui a trajetória de Antron McCray, Kevin Richardson, Yusef Salaam, Raymond Santana e Korey Wise, que só foram inocentados em 2014.

Além da minissérie, a Netflix tem disponível uma entrevista da apresentadora Oprah com “Os Cinco do Central Park”, elenco e produtores de “Olhos Que Condenam”.

Onde assistir: Netflix

2. Estrelas Além do Tempo

Também baseado em fatos reais, o filme “Estrelas Além do Tempo” retrata a vida de três mulheres afro-americanas que integraram uma equipe de cientistas da Nasa durante a Guerra Fria, em 1961.

Na trama, as protagonistas Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) foram fundamentais para que os Estados Unidos vencessem a União Soviética na disputa pela supremacia na corrida espacial.

Onde assistir: Looke | iTunes | Google Play | Microsoft Store

3. Infiltrado na Klan

Outro filme do gênero biografia, “Infiltrado na Klan” (BlacKkKlansman, em inglês) é baseado no livro autobiográfico de Ron Stallworth. No filme, Ron Stallworth (John David Washington) é um policial negro do Colorado que conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local.

A história se passa em 1978, de forma que Ron se comunicava com os outros membros do grupo através de telefonemas e cartas. E, quando precisava estar fisicamente presente, enviava um outro policial branco no seu lugar.

Onde assistir: Google Play | iTunes | Looke | Telecine Play | YouTube

4. Selma: Uma Luta pela Igualdade

Uma cinebiografia do líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos, o filme “Selma: Uma Luta pela Igualdade” retrata a história do pastor protestante e ativista social Martin Luther King Jr.

A produção mostra as históricas marchas realizadas por Luther King e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery. Nas ocasiões, as marchas aconteciam em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.

Onde assistir: Google Play | iTunes | Microsoft Store | YouTube

5. A Vida e a História de Madam C.J. Walker

Também com os gêneros drama e biografia, a série “A Vida e a História de Madam C.J. Walker” (Self Made, em inglês) retrata a história da primeira mulher afro-americana milionária dos Estados Unidos a conquistar a própria fortuna.

A ativista social tornou-se conhecida por meio da fabricação de uma linha de produtos capilares e cosméticos para mulheres negras.

Onde assistir: Netflix

 

E aí, gostou das indicações? Se sim, não esqueça de compartilhar nas redes sociais!

Além da lista de filmes e séries, a equipe do Agenda publicou uma matéria que reúne entrevistas com três nomes do movimento negro em Sorocaba. Para conferir, clique aqui.

ir para o topo

Enviar