search
highlight_off
Foto: Via assessoria de imprensa
Adicionar à agenda
Publicado em às

”Missa Afro de Itu […]”Exibição de documentário ∙ Quadra do G.R.C.E.E.S.

No sábado (16/05), a Quadra do G.R.C.E.E.S. – Acadêmicos do Vale do Sol se torna palco do documentário “Missa Afro de Itu – A História do Povo Preto que o Berço da República Não Contou”.

A partir das 15h30, o público confere um recorte potente e necessário da história de Itu.

O evento é gratuito e a exibição começará pontualmente às 17h40, na quadra da escola de samba.

▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

Ao longo da tarde, o público também poderá apreciar manifestações artísticas e reflexivas voltadas à valorização da cultura afro-brasileira.

O evento marca o encontro entre a obra e o território, reforçando o espaço como um palco que fortalece a conexão direta entre o documentário e os movimentos culturais da cidade, especialmente com espaços historicamente ligados à resistência e organização da comunidade preta ituana.


Sobre o documentário

Com direção de Felipe Cavalheiro e direção de fotografia de Thiago Cóstackz, o filme investiga a trajetória da Missa Afro em Itu a partir de depoimentos de personagens que vivenciaram e construíram essa história ao longo de mais de três décadas.

Em seus 40 minutos, a produção resgata memórias, tensões e reflexões sobre identidade, fé e resistência, trazendo à tona uma narrativa frequentemente ausente dos registros oficiais de uma cidade amplamente conhecida como “Berço da República”.

Além da exibição, o evento também promove a oficina de Abayomi, conduzida por Bene Santos, valorizando saberes da cultura afro-brasileira por meio da criação artesanal das tradicionais bonecas simbólicas.


Endereço

A Quadra do G.R.C.E.E.S. – Acadêmicos do Vale do Sol fica na Rua Arquiteto Márcio João de Arruda – Vila Leis, em Itu.

event_availableSábado, 16/05 das 15h30 até as 21hattach_moneyEvento gratuito
warning_amberOs horários, atrações e preços podem ser alterados pelos organizadores sem aviso