search
highlight_off
Atravessamentos - Fotoativa ontem e hoje
Foto: Divulgação | Atravessamentos - Fotoativa ontem e hoje
ENCERRADO
Atualizado em às

Atravessamentos: Fotoativa ontem e hojeExposição ∙ Sesc Sorocaba

O Sesc Sorocaba promove a exposição “Atravessamentos: Fotoativa ontem e hoje” a partir do dia 4, quinta, às 19h. Nesse projeto, será retratado o coletivo Fotoativa que foi fundado em Belém (PA) em 1984 durante a abertura política que foi consolidada pelos últimos dias do regime militar no Brasil. A exposição é construída sobre três pilares: a memória do grupo, as trocas e partilhas presentes e o transbordamento. Além disso, bate-papo sobre a exposição, intervenções fotográficas e a oficina Fototaxia também fazem parte da programação. Veja mais detalhes:

Sob a curadoria de Camila Fialho, essa exposição tem como base criativa três momentos. O primeiro deles é a memória. Nesse aspecto, um pouco do coletivo Fotoativa será apresentado ao público por meio de registros históricos. O grupo que surgiu em 1982 carregava, já naquela época, a bandeira de fomentar a prática cultural fotográfica na região amazônica.

O segundo pilar criativo é conexo à memória. Trocas e partilhas mostrará um pouco mais da subjetividade do coletivo, focando no fazer fotográfico que, no caso do Fotoativa, apresenta uma particularidade positiva: os processos colaborativos.

Por fim, o Transbordamento visa agregar à exposição uma questão importante dentro dos conceitos que o coletivo Fotoativa carrega. Para o grupo, é necessário despertar um novo jeito de observar, mais crítico e sensível perante as nuances do mundo. Por fim, todos esses pilares resultam em atravessamentos entre história, criticidade e sensibilidade.

Além da exposição, acontecem oficinas e intervenções que ampliam a experiência que o coletivo paraense deseja proporcionar a respeito da fotografia. Confira:

Intervenção – Retratos
Com Mireille Pic, fotógrafa e artista visual

No dia da inauguração da exposição o público presente poderá conferir algumas intervenções como a Retratos que acontece no dia 4, quinta, às 18h. A partir do dispositivo de uma câmera construída artesanalmente, a artista vai abrir diálogo com diferentes públicos para construir seus retratos. Na experiência da comunhão do tempo do preparo de um retrato “à moda antiga”, cria-se um elo de cumplicidade entre fotógrafo e retratado. Os retratos serão captados em chapas de raio-x e, imediatamente, revelados em laboratório, permitindo ampliar as fotografias por contato no mesmo ambiente.

Intervenção – Exercícios para o Hagakure II
Com Miguel Chikaoka

Nesta intervenção que acontece também na inauguração da exposição, dia 4, quinta, às 18h, o artista propõe expandir a leitura de “Hagakure”, criada em 2003, convidando o espectador a fotografar seu próprio olho, que será impresso em negativo (transparente) e depois perfurá-lo com um espinho de tucumã, em ação simbólica de Exercícios para Hagakure II.

Oficina – Fototaxia: Experimentando as possibilidades da luz para além da fotografia
Com Miguel Chikaoka

Essa oficina que acontece no dia 05, sexta, às 19h e no dia 6, sábado, às 10h, traz o fenômeno natural fototaxia como metáfora para uma prática realizada durante a vivência. Para a biologia, a fototaxia é, basicamente, a mudança de orientação de organismos de vida livre ou células, determinada pelo estímulo da luz. A alusão reflete em completo o propósito deste projeto que acontece há quatro anos.

Nessa oficina, coloca-se a luz como elemento vital e objeto de estudo que propicia leituras e abordagens diversas que potencializam a execução de práticas pedagógicas transdisciplinares pensando na contribuição na formação de pessoas mais sensíveis, estimuladas a perceber o meio em que vivem e que possam buscar soluções aos problemas do cotidiano com criatividade. A atividade é gratuita e demanda retirada de ingressos com uma hora de antecedência.

 

event_busy05/10/18 - EVENTO ENCERRADO