às
Zoológico Municipal Quinzinho de BarrosVila Hortência
O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” é um dos principais cartões-postais de Sorocaba, considerado o segundo zoológico do Brasil em número de espécies e um dos mais completos da América Latina.
Está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h.
Ingressos
- Pessoas de 12 a 59 anos – R$8,00
- Pessoas de 6 a 11 anos completos, se acompanhados por adultos – R$4,00
- Entrada gratuita para: crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição
Veja a tabela completa de valores no site do Zoológico.
Sobre o Zoológico
Ocupa uma área de quase 130.000 m², no bairro Vila Hortência, região oeste da cidade. Deste total, aproximadamente 17.500 m² são ocupados pelo lago e 38.700 m² por mata secundária, onde habitam diversos animais, como bugios, bichos preguiça, saguis, cutias, gambás, garças e pequenas cobras.
Em 1965, a Prefeitura construiu uma área de lazer às margens do Rio Sorocaba, no espaço entre a ponte da Rua XV de Novembro e a Praça Lions, instalando ali alguns recintos de animais que foram inaugurados em 1966. No mesmo ano, ocorreu a aquisição da chácara pertencente à família Prestes de Barros e a construção do novo Zoológico, inaugurado em 20 de outubro de 1968.
Hoje, destaca-se por oferecer recreação saudável e contato com a natureza, programas de educação ambiental, colaboração com pesquisas, gerando conhecimento sobre comportamento, reprodução e fisiologia.
Mantém animais como: camelo, elefante, onça, leão, urso e conta com 70% dos animais da fauna nacional, com especial destaque para aqueles ameaçados de extinção.
Novos recintos, inaugurados em 2004, incorporaram as mais modernas técnicas de exibição, como fossos para primatas, um aviário onde pássaros voam em volta do visitante, e grandes painéis de vidro que permitem perfeita visualização de ariranhas, répteis e ursos.
O Zoológico Municipal recebe em média 600.000 visitantes por ano e é um dos cartões postais da cidade.