
CineSolarzinho
No sábado (11/10), rola mais uma edição do CineSolarzinho para celebrar a criançada!
A partir das 17h, o evento acontece na Usina Cultural Facens e conta com exibição de curtas-metragens ambientais e da animação “Wish: O Poder dos Desejos”.
A entrada é gratuita, mediante inscrição no Sympla (clique aqui!)
Além das exibições, o CineSolarzinho ainda faz a festa dos pequenos oferecendo pipoca ao ar livre (acompanhamento indispensável dos filmes!).
Confira a programação:
1ª Sessão – Curtas de Animação
- ‘‘Lagrimar’’
Direção: Paula Vanina
País: Brasil | Ano: 2024 | Gênero: Animação
Duração: 14 minJoana, uma menina solitária em busca de água em meio à seca, encontra um novo significado em sua jornada ao vivenciar um encontro inesperado e enigmático.
- ‘’Os Macurus’’
Direção: Julia Vellutini e Mateus de Jesus
País: Brasil | Ano: 2022 | Gênero: Animação
Duração: 7 minAo tentar revitalizar uma praça com materiais reciclados e reaproveitados, os Macurus se deparam com um monstro sem forma.
- ‘‘Vellozia’’
Direção: Pedro de Castro Guimarães
País: Brasil | Ano: 2024 | Gênero: Animação
Duração: 13 minAmbientado no Cerrado, o filme narra as aventuras de Vellozia, Ana e Miro diante dos desafios provocados pelas mudanças climáticas. A história aborda temas como restauração ambiental e preservação das nascentes.
- ‘‘Verde!’’
Direção: Rodrigo Luluca
País: Brasil | Ano: 2020 | Gênero: Animação
Duração: 6 min e 13 sA história de uma árvore solitária que conhece uma menina apaixonada pela natureza. O filme destaca a importância da preservação ambiental e denuncia o desmatamento.
- ‘‘Where Are You From?’’
Direção: Juan Cristiani
País: Uruguai | Ano: 2023 | Gênero: Animação
Duração: 2 min e 40 sUma jornada imersiva que mistura realismo e fantasia para alertar sobre os desastres ambientais e suas consequências.
- ‘’Floresta que Refresca’’;
Direção: Ianah Mello
País: Brasil | Ano: 2019 | Gênero: Animação
Duração: 5 min e 10 sUma proposta sensível para repensar o relacionamento com o meio ambiente, abordando as mudanças climáticas de forma acessível para todas as idades.
2ª Sessão – Longa de Animação
- ‘‘Wish: O Poder dos Desejos’’
Direção: Chris Buck e Fawn Veerasunthorn
País: EUA | Ano: 2024 | Gênero: Animação, Aventura, Família
Duração: 1h42 | Classificação: LivreNo reino mágico de Rosas, Asha faz um desejo tão poderoso que é atendido por uma força cósmica: uma pequena esfera de energia chamada Star. Juntas, elas enfrentam o Rei Magnífico para salvar sua comunidade e mostrar que os desejos podem transformar o mundo.
Antes das exibições, às 17h, os Laboratórios de Inovação Social (LIS) e Sustentabilidade da Facens convidam as crianças a se expressarem em um painel interativo.
Lá, a ideia é que sejam registradas frases, desenhos e desejos sobre como imaginam um futuro melhor. Além disso, elas poderão aprender mais sobre o tema em minijogos.
“O CineSolarzinho é especialmente pensado para as crianças e não só oferece filmes que ampliam o imaginário infantil, mas também cria novas possibilidades de visão de mundo para os pequenos, que são o nosso futuro. No primeiro cinema do Brasil movido por energia limpa e renovável, essa experiência é ainda mais enriquecedora”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.
Como funciona?
O cinema opera através de um furgão: uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, que é o protagonista responsável pela magia do CineSolarzinho.
Para servir como cinema itinerante, o veículo foi adaptado com placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, som e projeção, incluindo a tela.
Por meio de luzes coloridas, decoração com material reciclado e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (como laser e bola de plasma), o projeto ensina de forma lúdica como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
O CineSolar
O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar.
Em 12 anos, já levou filmes e oficinas para 397 mil pessoas em 890 cidades, promovendo cultura, sustentabilidade e inclusão.