
“Para Não Morrer de Solidão”Curta-metragem ∙ Sindicato dos Metalúrgicos
Na quinta-feira (12/06), às 19h, o Cine SMetal exibe a estreia do curta-metragem “Para Não Morrer de Solidão”!
A produção independente é do grupo Os Companheiros e, após a exibição, haverá um bate-papo com a direção e a produção da obra.
A entrada é gratuita, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será encaminhado ao Banco de Alimentos de Sorocaba.
A produção faz parte de uma minissérie em formato de antologia, com episódios independentes que exploram diferentes narrativas dentro de um mesmo universo temático. A série já apresentou os títulos “Para Não Morrer de Vazios” e “Para Não Morrer de Amanhã”.
Em “Para Não Morrer de Solidão”, o protagonista Murilo, um homem trans, enfrenta a dor do isolamento, a busca por pertencimento e o desafio de confiar novamente, em uma narrativa sensível sobre afetos, identidade e resistência.
“É um filme feito com amor e companheirismo, que busca revelar as feridas e esperanças de vidas invisibilizadas. Cada cena carrega o cuidado, a luta e a verdade de quem acredita no cinema como forma de expressão e transformação social”, afirma a diretora Maria Helena Barbosa.
A produção foi viabilizada de forma totalmente independente, com apoio popular por meio de uma rifa online e apoio da Drogaria Central Farmácia.
Sobre o Cine SMetal
Criado em 2023, o Cine SMetal é um projeto cultural mantido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e fomentar o cinema nacional e regional.
Todas as sessões são gratuitas e acompanhadas por debates, fortalecendo o papel do audiovisual como ferramenta de reflexão social. A iniciativa conta com apoio do IFSP – campus Sorocaba e do Boteco Santo Expedito.
Próxima sessão
No dia 26 de junho, o Cine SMetal exibe o documentário “Folhas ao Vento”, de Rodrigo Fonseca, que acompanha a banda Cataia levando cultura popular e educação musical às periferias e zonas rurais do interior paulista.
O Sindicato dos Metalúrgicos fica na Rua Júlio Hanser, 140 – Mangal.