search
highlight_off
Foto: Murilo Alvesso
ENCERRADO
Atualizado em às

Especial Lucélia SantosCine SMetal ∙ Sindicato dos Metalúrgicos

Conhecida por protagonizar novelas de repercussão mundial, a atriz e produtora Lucélia Santos será homenageada na programação especial de aniversário de 1 ano do Cine SMetal. Nos próximos dias 27/06, 4 e 11/07, serão exibidas produções cinematográficas que contam com a presença da artista. As sessões acontecerão às quintas-feiras, às 19h, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

Filha de ex-operários, Lucélia Santos estreou no teatro aos 14 anos, na peça infantil “Dom Chicote Mula Manca e seu Fiel Companheiro Zé Chupança”. Em 1976, protagonizou a peça ”Transe no 18”, quando o diretor Herval Rossano e o novelista Gilberto Braga a convidaram para o papel-título da telenovela “Escrava Isaura”, trabalho que a levou ao estrelato internacional.

Após o sucesso de “Escrava Isaura”, a artista passou a ser requisitada para protagonizar outros sucessos, como “Sinhá Moça”, “Locomotivas” e “Carmem”. Já no cinema, Lucélia tornou-se a principal artista da obra de Nelson Rodrigues.

Atualmente, Lucélia está em turnê com o espetáculo “Vozes da Floresta: Chico Mendes Vive”, em que encena a memória da luta de Chico Mendes, sob a companhia e o olhar histórico de Valdiza Alencar e Cecília Mendes.

“É uma grande honra homenagear uma artista tão completa como a Lucélia Santos, de uma filmografia tão extensa, com tantas obras importantes para o cinema brasileiro, e recebê-la aqui, no Cine SMetal”, afirma Renata Rocha, responsável pela curadoria e mediação do projeto.


Programação

No Cine SMetal, a programação começa com a exibição de “A Serpente”, no dia 27 de junho. O longa-metragem narra a história de duas irmãs, interpretadas por Lucélia, que vivem na mesma casa com seus respectivos maridos, em quartos separados por uma única parede. O convidado da edição será Hamilton Sbrana, arte-educador, dramaturgo, ator e diretor teatral.

A Serpente

A Serpente | Reprodução do filme de distribuição própria

Já no dia 4 de julho, é a vez de exibir “Luz del Fuego”, filme em que Lucélia interpreta uma exótica dançarina que adotou este nome artístico ao ver o nome na tampa de um batom. A convidada para o bate-papo após a exibição será Nanaia de Simas, dramaturga, atriz, diretora e produtora.

No dia 11 de julho, a programação especial encerra com a presença de Lucélia em Sorocaba, para a exibição de “O Ovo” no Cine SMetal. O curta-metragem é inspirado no conto original “O Ovo e a Galinha”, de Clarice Lispector.

A entrada é gratuita, mas o SMetal pede a quem puder contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado às entidades cadastradas no Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS).


Serviço

1 ano de Cine SMetal
Especial Lucélia Santos

27 de junho
Filme: A Serpente
Convidado: Hamilton Sbrana, ator e dramaturgo

4 de julho
Filme: Luz Del Fuego
Convidada: Nanaia de Simas, dramaturga, atriz, diretora e produtora

11 de julho
Filme: O Ovo
Presença confirmada de Lucélia Santos

Horário: 19h
Local: Sede do SMetal (Rua Julio Hanser, 140, próximo à rodoviária de Sorocaba)

event_busy11/07/24 - EVENTO ENCERRADO