
”Mitologia dos Orixás”
O Sesc Sorocaba apresenta, no sábado (14/06), a contação de história “Mitologia dos Orixás”!
A partir das 16h, a atividade convida o público a conhecer os Itans, contos das religiões de matriz africana sobre os orixás. Durante a narração, serão apresentados contos adaptados do livro “Mitologia dos Orixás”, de Reginaldo Prandi.
O projeto apresenta a poesia, o corpo e a rítmica para contar a formação do mundo a partir da cosmovisão africana. O evento acontece com o coletivo Mulheres Pretas Contam o Mundo.
Conheça o coletivo:
Gabiá Santos é bibliotecária graduanda na UFRJ, produtora audiovisual pela ETEC JRM em São Paulo, mediadora cultural pela Escola do Olhar do Museu de Arte do Rio de Janeiro e contadora de histórias com inspiração griot pela Revista África e Africanidades. Atualmente, cursa o módulo de encenação do SESI.
Hagatta Ramos, certificada em teatro pelo curso “Jovens em (atu)ação”, do Espaço Cultural dos Rodoviários. Já participou de oficinas de teatro e danças urbanas, é certificada em Libras – nível intermediário – e atualmente cursa o módulo de encenação do SESI. Hagatta também participa de um projeto em circulação com o grupo teatral Nativos Terra Rasgada e trabalha como educadora social voltada para o trânsito.
Julia dos Santos Garcia, de 20 anos, formada no ensino médio, é atriz formada pelo Espaço Cultural do Sindicato dos Rodoviários – IGESP. Também é aluna de capoeira do grupo Raízes de Bimba e percussionista autodidata.
Kat Paixão é cria de favela, mulher preta, aluna da Faculdade de Letras da UFRJ, trancista, produtora cultural, MC e apresentadora de batalha de rima. Filha de uma leoa, inspira-se nas mulheres fortes de sua família e na cultura hip-hop, com referências como Queen Latifah, Beyoncé, Negra Li, MC Luanna, N.I.N.A, entre outras mulheres pretas fortes e poderosas.
O evento é gratuito e acontece na área de convivência do Sesc Sorocaba, localizado na Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade.