
Mãri Hi – A Árvore do Sonho + Chuva é cantoria na aldeia dos mortos
“Experiencio o sentido do sonho como instituição que prepara as pessoas para se relacionarem com o cotidiano” – Ailton Krenak, em “A vida não é Útil”.
Da visão ocidental da psicanálise à leitura de mundo dos povos originários, o Sesc Sorocaba traz uma mostra de cinema, no dia 12/09, terça, às 19h, que apresenta obras com a temática da experiência do sonho. Para além de um caráter onírico ou um vínculo ao inconsciente e ao individual, os filmes ampliam os saberes para uma perspectiva coletiva, de uma relação entre a vida cotidiana, a natureza e seu caráter cósmico e a um desenho de futuros possíveis.
Mãri Hi – A Árvore do Sonho + Chuva é cantoria na aldeia dos mortos
Exibição de filmes que relacionam a compreensão dos sonhos pelos povos indígenas.
Mãri Hi – A Árvore do Sonho
Direção: Morzaniel Iramari | Documentário | 17 min. | Brasil | 2023
Quando as flores da árvore Mari desabrocham, surgem os sonhos. As palavras de um grande xamã conduzem uma experiência onírica através da sinergia entre cinema e sonho yanomami, apresentando poéticas e ensinamentos dos povos da floresta.
Chuva é cantoria na aldeia dos mortos
Direção: João Salaviza/Renée Nader Messora | Drama/Documentário | 114 min. | Brasil, Portugal | 2018
Ihjãc é um jovem da etnia Krahô, que mora na aldeia Pedra Branca, em Tocantins. Após a morte de seu pai, rejeitando a ideia de se tornar um xamã, ele foge para a cidade. Longe de seu povo e da sua cultura, vai enfrentar as dificuldades de ser um indígena no Brasil contemporâneo. Prêmio Especial do Júri na Mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes.
Cinema em reflexão
Após cada sessão, um encontro para discutir os aspectos técnicos e teóricos dos filmes apresentados. Neste mês, com Shaeni Toledo, psicanalista, atua em consultório clínico com orientação Freudiana, possui especialização em Supervisão Clínica, docente e coordenadora do curso de pós-graduação em Fundamentos Clínicos Psicanalíticos na Associação Nacional de Estudos Psicanalíticos, e criadora do Simpósio de Psicanálise: A Demanda na Clínica Contemporânea.
Amante do estudo de Linguagem, Semântica, História da Arte e de todas as formas de expressão humana.
Retirada de ingressos 1 hora antes na Central de Atendimento.
O Sesc fica na Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade.