
Grupo ManuíTeatro + mostra audiovisual ∙ Sesc Sorocaba
Quinta-feira (24/04), às 19h, o Sesc Sorocaba recebe o Grupo Manuí!
O grupo se apresenta durante o Festival Mátria Amada com o espetáculo teatral Nhanderuvuçu, adaptado do texto de Kaká Werá.
Na sequência, será exibido um documentário sobre o encontro da atriz Tatiana Zalla com o escritor Ailton Krenak. Posteriormente, o público poderá conferir, em primeira mão, o lançamento de três videoclipes do Grupo Manuí e o álbum inédito Luz Dourada.
Em setembro de 2024, o grupo realizou o Festival Mátria Amada na Usina Cultural da Facens, que trouxe a Sorocaba grandes nomes da cultura brasileira, como a cirandeira Lia de Itamaracá, o Quinteto da Paraíba, o flautista Toninho Carrasqueira e o cantor e compositor Juraildes da Cruz, além de artistas locais e da região.
Foi durante esse evento que o escritor Ailton Krenak, imortal da Academia Brasileira de Letras, esteve em Sorocaba. Desse encontro, nasceram três clipes para o projeto ”Essa Coisa Boa”, com apoio da Secretaria de Cultura de Sorocaba, via Lei Paulo Gustavo, sob direção dos cineastas sorocabanos Ricardo Camargo e Mauro Baptistela.
Além da exibição da mostra audiovisual e do bate-papo gravado com Ailton Krenak, o espetáculo ”Nhanderuvuçu” narra a saga de Nhanderuvuçu, o primeiro ser humano.
Nascido do sonho de Tupã, o menino trovão era tão leve que não conseguia permanecer na terra. Sendo assim, orientado pelo Criador, ele parte em busca das quatro direções sagradas, onde encontra os Nandejaras – professores que o ensinam a viver na terra e o preparam para ajudar Tupã na criação de tudo o que existe.
No palco, a história ganha vida por meio de encenação, narração, sonoplastia e música ao vivo, projeções em vídeo e trechos da versão audiovisual.
Lançamentos e Programação Online
No dia 24/04, às 20h, os clipes serão lançados no YouTube, e as músicas do álbum Luz Dourada, de Leandro Manuí, Juraildes da Cruz e Quinteto da Paraíba, estarão disponíveis em todas as plataformas digitais ou clicando aqui.
Programação da Noite (24/04):
19h00 – Espetáculo Nhanderuvuçu
19h40 – Exibição dos clipes e documentário com o encontro entre Ailton Krenak, Tatiana Zalla e Lia de Itamaracá (gravado no Festival Mátria Amada)
O evento é gratuito. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Sesc.
O Sesc Sorocaba está localizado na Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade.
A ação cultural é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, Governo Federal, Ministério da Cultura, por meio da Lei Complementar nº 195/2022, Edital Secult 06/2023 – Seleção de Projetos na Área de Audiovisual.