Documentário “As Canções”
O SESC Sorocaba exibe em seu Teatro, nesta terça-feira, o documentário “As Canções”, de Eduardo Coutinho. A atividade encerra um projeto dedicado ao cineasta, que elegeu quatro de seus filmes para exibição durante o mês de setembro, sempre às terças-feiras. Após cada exibição, há um debate com um profissional do ramo.
Lançado em 2011, “As Canções” fala sobre músicas que marcaram as vidas dos personagens do filme. Para escolhê-los, produtores foram às ruas do Rio de Janeiro com um cartaz que dizia: “Alguma música já marcou sua vida? Cante e conte sua história”. A equipe passou pelo Largo da Carioca, Saara e Rua Sete de Setembro, no Centro; praias do Leblon, Copacabana e Arpoador; Feira de Ipanema e Morro da Babilônia, na Zona Sul; e na Zona Norte, Praça Saens Peña, Piscinão de Ramos e Feira de São Cristóvão.
Foram 237 voluntários que se ofereceram para cantar e explicaram porque determinada música tem um papel importante em sua vida. Destes, 42 foram filmados e no corte final foram selecionados 18, com idades entre 22 e 82 anos.
As canções que marcaram as vidas destas pessoas falam de amor e desamor, saudades e perdas. As músicas de Roberto Carlos foram as mais escolhidas, mas também há canções de Chico Buarque e Jorge Ben, entre outras. Todos os personagens cantaram a capella (sem acompanhamento de instrumentos),
Ao justificar a importância de determinada música em suas vidas, as pessoas relembram fatos marcantes de sua biografia. Um dos personagens lembra da mãe ao cantar e chora. A maioria das histórias é sobre relacionamentos entre homem e mulher.
Após a exibição de “As Canções” no SESC Sorocaba, haverá um debate sobre o filme com Rubens Machado Junior, mediado por Marcelo Domingues. Machado é crítico de cinema e professor da Universidade de São Paulo (USP). Domingues é diretor de cinema e teatro, produtor de audiovisual, curador do CineFest Votorantim, coordenador do Núcleo Audiovisual de Votorantim e curador do Cine Café, do SESC Sorocaba.