“Como ser um educador antirracista”Palestra ∙ Sesc Sorocaba
Bárbara Carine, idealizadora, sócia e consultora pedagógica da Escola Maria Felipa — a primeira escola afro-brasileira do Brasil — convida o público para uma discussão profunda sobre o racismo estrutural e a importância da educação antirracista, que acontece nos dias 13/11 às 19h e 14/11 às 9h, no Sesc Sorocaba.
O encontro abordará o conceito de racismo estrutural sob a perspectiva social de raça, trazendo propostas para uma educação que promova a superação das desigualdades raciais em todos os complexos sociais.
Sobre Bárbara Carine
Bárbara Carine Soares Pinheiro é uma referência no cenário educacional antirracista no Brasil. Mulher negra cis, nordestina, mãe, professora, escritora e palestrante, é influenciadora na página @uma_intelectual_diferentona.
Com formação em Química e Filosofia pela UFBA, ela é mestra e doutora em Ensino de Química (UFBA/UEFS) e realizou pós-doutorado na Cátedra de Educação Básica do IEA/USP. Atualmente, atua como professora adjunta do Instituto de Química da UFBA.
Autora de obras importantes, como @descolonizando_saberes: mulheres negras na ciência e História preta das coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras, ambos finalistas do Prêmio Jabuti, Bárbara também é autora do best-seller Como ser um educador antirracista, publicado pela Editora Planeta.
Este encontro é uma oportunidade imperdível para educadores, gestores e todos os interessados em adotar práticas que promovam a equidade racial no ambiente educacional e na sociedade.
13/11 | Retirada de ingressos 1h antes.
14/11 | Inscrições no horário e local da atividade.