search
highlight_off
ENCERRADO
Atualizado em às

Ciclo de DebatesPalestras ∙ Sesc Sorocaba

O Sesc Sorocaba apresenta em novembro mais uma edição do projeto Iorubrá. Com o tema protagonismo negro, a programação especial irá tratar do protagonismo, da potência e da riqueza cultural afro-brasileira.Destaque do projeto, o Ciclo de Debates abordará diversos temas como corpos negros, ativismo, feminismo negro e colorismo. Os encontros acontecem dias 7, 14 e 28 (quartas), às 19h, no Teatro da unidade. Confira a programação completa:

07/11: “A Elite do Atraso”
Com o sociólogo e escritor Jessé Souza, no Teatro.
“A Elite do Atraso” de Jessé Souza é um livro para ser apoiado, debatido ou questionado, mas é impossível reagir de maneira indiferente. Numa época em que a questão das desigualdades racial e social estão no centro de cena – dos grandes veículos de comunicação aos comentários nas redes sociais, o sociólogo escancara o pacto dos donos do poder para perpetuar uma sociedade cruel, forjada na escravidão.
Classificação etária 14 anos.

14/11: “Protagonismo à flor da pele: o grito de corpos negros”
Com Daia Moura, atriz e arte-educadora, mestranda em educação na Ufscar e Marco Antônio Fera, ator, produtor cultural, pós graduado pela Unesp; na Área de Convivência.
O protagonismo é uma pauta permanente e em construção entre grupos, coletivos e movimentos. À luz de referências de pensadores e artistas, homens e mulheres negras, Daia Moura e Marco Fera conversam sobre as lutas por protagonismo e representatividade e reiteram a importância da discussão e ampliação dos debates sobre o tema nos diversos segmentos da sociedade.
A classificação é livre para todas as idades.

28/11: “Precisamos falar sobre colorismo”
Com Joice Berth, arquiteta e militante do movimento negro, autora do livro “O que é Empoderamento?”; na Área de Convivência.
O colorismo é a discriminação causada pela cor da pele. O debate acerca desta pauta tem se tornado cada vez mais frequente. Nesta roda de conversa, Joyce fala sobre como o colorismo difere do racismo como ele afeta a vida das pessoas negras no Brasil.
A classificação é livre para todas as idades.

event_busy28/11/18 - EVENTO ENCERRADO