Projeto “Samba na minha terra”Show ∙ Restaurante da Terra
No próximo sábado (05/10), o bairro de Brigadeiro Tobias, em Sorocaba, será palco da última edição do projeto “Samba na Minha Terra”.
Realizado com apoio da Secretaria de Cultura de Sorocaba, por meio do edital da Lei Paulo Gustavo, do governo federal, o evento mensal gratuito iniciado em maio transformou o local em um ponto de encontro cultural.
O projeto, que tem como proponente o sambista e produtor cultural Marcelo Lopes, ofereceu uma experiência autêntica de samba autoral e narrativas musicais em um ambiente acolhedor, sempre no primeiro sábado de cada mês. A última apresentação da série ocorrerá no Restaurante da Terra, na Estrada João Lopes, 2.001, das 12h às 16h.
Marcado por sua abordagem comentada e didática, “Samba na Minha Terra” se destacou ao longo das edições por seu formato intimista, onde cada sessão teve a atmosfera de um sarau. O quarteto formado por Marcelo Lopes, Tadeu Cantídio, Luís Antony e Cláudio Silva proporcionou ao público uma vivência próxima e cativante, celebrando valores como autenticidade, história e a diversidade cultural e ruralista de Sorocaba.
“Está todo mundo convidado para esta última edição. Será um momento especial para celebrarmos juntos a nossa cultura, em um ambiente acolhedor e cheio de história”, destaca Lopes.
Além das apresentações musicais, o projeto contou com a realização de concertos didáticos para adolescentes em cinco escolas estaduais da cidade. Como parte das ações de contrapartida social do edital, em abril foi realizada a palestra “Sorocaba – Sambistas e Suas Referências”, ministrada por Cláudio Silva a professores de Educação Artística de 75 escolas estaduais, destacando a rica tradição do samba na cidade.
Serviço:
Evento: Samba na Minha Terra
Local: Restaurante da Terra, Estrada João Lopes, 2.001, Brigadeiro Tobias, Sorocaba
Data e horário: 5 de outubro, das 12h às 16h
Entrada: Gratuita e aberta a todos os interessados, com limite de entrada devido à estrutura local.