
Feira da Vila OperáriaArtesanatos e mais ∙ Praça Pio XII
No sábado (03/05), a partir das 13h30, acontece a primeira Feira da Vila Operária!
O evento, que será realizado na Praça Pio XII, celebra a memória e a cultura do bairro Santa Rosália, em Sorocaba. Criada para fomentar a cultura local e preservar a história do bairro, a feira acontece em conjunto com o Centro de Memória Operária de Sorocaba.
Desta vez, rola uma parceria especial com a FLAUS — Feira de Livros e Autores Sorocabanos — e com a FLIS — Feira Literária Sorocabana. O evento busca trazer autores e autoras locais para a praça, promovendo e divulgando suas obras.
Além da atração literária, o evento também contará com diversos artistas visuais que atuam em diferentes práticas como xilogravura, desenho, impressos, pintura em tela, além de artesãs com produtos autorais de qualidade para casa e decoração.
A feira ainda reúne sebos com discos de vinil, fitas e CDs, e contará com uma área de alimentação com várias opções de doces e salgados, oferecendo uma ampla variedade de experiências artísticas e culturais.
E, também além da exposição e comercialização de diversas obras, a feira também conta com a seguinte programação gratuita:
13h30: Oficina de Escrita Criativa
Voltada para a faixa etária de 10 a 13 anos, a oficina será ministrada pela escritora Débora Brenga e os participantes receberão gratuitamente um livro da autora/oficineira.
14h30: Palestra “Pensar e Repensar Sorocaba”
A palestra abordará a história da cidade com o olhar crítico de pesquisadores e pesquisadoras. Quem participa será a revisora de texto da editora Cubile, Bruna Bengozi.
15h30: Bate-papo sobre o CMOS – Centro de Memória Operária de Sorocaba
O bate papo acontece com a participação de ex-operários e ex-operárias.
17h: Bate-papo “Por que ler no coletivo”
Se desenrola uma discussão sobre os Clubes de Leitura da cidade com a participação das mediadoras: Arini Teodoro, Bruna Bengozi, Fernanda Gerkhe e Maria Cristina Vilas (Sesc Sorocaba, Livraria Nobel e formato virtual).
A entrada é gratuita, e a Praça Pio XII fica no bairro Santa Rosália.