menu search

Parque da Biodiversidade

Foto: Divulgação
Atualizado em às

Página atualizada no dia 24 de abril de 2021, às 08h41

Com Sorocaba na Fase de Transição do Plano São Paulo, o Parque da Biodiversidade reabre no dia 24/04 (sábado) com horário reduzido, protocolos sanitários e capacidade limitada a 25%.

O uso de máscara é obrigatório!

Horário de funcionamento:

Terça a Domingo, das 8h às 16h



Neste momento, não serão realizadas atividades de Educação Ambiental, assim como não serão autorizadas outras atividades coletivas em nenhum desses espaços.

Todos devem cumprir os procedimentos de higienização e distanciamento social. Entre as exigências do protocolo, estão o uso de máscara em todos os ambientes dos parques e distanciamento social de 1,5 metro entre as pessoas.

Totens com álcool gel serão disponibilizados em pontos estratégicos. A recomendação é que as pessoas mantenham suas mãos limpas frequentemente. Outra solicitação é que os visitantes levem sua própria água e evitem usar os bebedouros.

Sobre o Parque

O Parque da Biodiversidade é a primeira unidade de conservação de Sorocaba. Com cerca de 60 hectares, é situado numa região de floresta estacional semidecidual, com uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica.

O Parque de Biodiversidade é uma unidade de proteção integral na categoria Parque Municipal, definida pela Lei Federal nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc).

Sua função principal é a de proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das Áreas de Proteção Permanente (APPs) dos afluentes do rio Sorocaba, onde não é permitida qualquer atividade ou intervenção.

O Parque de Biodiversidade também propicia o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com as universidades, ações de educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na Zona Norte de Sorocaba, garantindo a conectividade e o fluxo gênico.

O local, ainda, assegura a preservação de uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, nascentes de água e cerca de 150 espécies de animais e 63 arbóreas.

Dentre os atrativos oferecidos pelo parque, os visitantes podem desfrutar de três trilhas interpretativas com temáticas, trajetos, distâncias e níveis de dificuldade.

warning_amberOs horários de atendimento, opções e preços podem ser alterados pelos locais sem aviso