
Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Na sexta-feira (25/07), o Núcleo ETC da UFSCar Sorocaba apresenta uma programação repleta de atividades gratuitas e abertas ao público.
O cronograma integra as comemorações do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e do Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.
Horários e mais informações
O evento acontece das 9h às 20h e faz parte da agenda do Julho das Pretas, uma programação de mobilização e fortalecimento que ocorre em todo o Brasil, impulsionada por coletivos e movimentos de mulheres negras.
O projeto busca dar visibilidade às lutas, conquistas e ao protagonismo das mulheres negras, com atenção especial às identidades diversas das LBTs, além de construir um ambiente de acolhimento e resistência para todas as identidades.
Para participar, é necessário preencher o formulário disponível aqui.
Para as participantes que possuem filhos, mas não querem perder a programação, o evento conta com o Cantinho do Erê, um espaço dedicado às crianças. A turminha pode ficar brincando enquanto você aproveita o evento.
Confira a programação:
9h – A programação do dia começa às com o Café das Pretas, conduzido por Kátia Campos, do Coletivo Das Pretas Sorocaba, e Luciana Leme dos Santos, responsável pelo Espaço Erê.
11h às 12h – Na sequência, a formação será conduzida por Lídia Velasco, presidente do AfroCentro Fomentando Cultura, que oferecerá um workshop voltado ao fortalecimento de saberes e práticas negras.
14h – Uma Feira com Expositoras estará pelo evento, para as participantes poderem aproveitar as atrações.
14h30 às 15h30 – “Protagonismo do Matriarcado das Mulheres de Axé”, com Cidinha d’Oxum e Lourdes Lieje;
15h45 às 16h45 – “Conquistas e Direitos das Pretas Lésbicas, Desfem Dissidentes, Travestis, Transfem, Bissexuais”, com Viviane, Vivian, Lúcia e Maria Teresa;
17h às 18h – “Saúde da Mulher Negra”, com Regina Cardoso, do Comitê Popular de Luta Mulheres pela Democracia, e as psicólogas Jéssica Siqueira de Aquino e Fernanda Oliveira.
18h15 às 19h – Haverá ainda um espaço dedicado à expressão artística e ancestral, com a oficina de escrita criativa “Escrita de Si: Eu, Nós e a Ancestralidade”, facilitada por Ariani Teodoro, do MNU Sorocaba.
19h às 20h – Durante o encerramento, o evento convida os participantes a aproveitarem uma feira que contará com expositoras e atrações culturais celebrando o empreendedorismo, a arte e os saberes da população negra.
Compromisso, resistência e transformação
As mulheres envolvidas na programação são organizadoras do evento e atuam de forma voluntária para fortalecer os laços comunitários e promover o protagonismo feminino negro.
“Este é um momento político, social e culturalmente poderoso. Nossa intenção é que Sorocaba seja palco de uma celebração que inspire, acolha e reforce o papel fundamental das mulheres negras na construção de uma sociedade mais justa, igualitária, democrática e antirracista”,
afirma Lídia Velasco – presidente do AfroCentro Fomentando Cultura.
Endereço
O evento acontece no Núcleo ETC – UFSCar Sorocaba, localizado na Rua Maria Cinto de Biaggi, 130 – Santa Rosália.
A entrada é gratuita e é possível obter mais informações sobre o evento clicando aqui ou acompanhando as redes sociais: @mulheres_pretas_sorocaba e @afrocentro.