
CineFarol
Na quarta-feira (29/10), Sorocaba recebe mais uma exibição do CineFarol: projeto do Laboratório de Cinema Experimental (Labcine) que busca reunir as pessoas em torno da experiência coletiva de assistir a filmes.
Após a exibição, rola sempre um bate papo com o público, para digerir e discutir sobre as produções assistidas.
Desta vez, em um período em que é muito comum serem programadas sessões com filmes de horror, o time curatorial escolheu um tema provocativo: Deus.
“A cada sessão buscamos escolher filmes que dialoguem com alguma dessas palavras-chave, e também que dialoguem entre si.
Nossa intenção é que esse diálogo não caia no óbvio, e que os filmes escolhidos possibilitem pensar (ou sonhar) esses temas além dos limites que normalmente são imaginados para eles.” afirma Piassa, um dos curadores do projeto.
Quando ocorrem as sessões?
As sessões são gratuitas e acontecerão sempre última quarta-feira do mês, das 19h às 21h, no Núcleo ETC da UFSCar, localizado na Rua Maria Cinto de Biaggi, 130 – Jardim Santa Rosália. Confira as próximas datas:
- quarta-feira (29/10)
- quarta-feira (26/11)
O projeto pode ser acompanhado pelo perfil do Laboratório de Cinema Experimental no Instagram: @labcineexperimental.
Como funciona?
Com uma curadoria voltada a obras que fogem do óbvio, o Cinefarol busca iluminar diferentes perspectivas estéticas e políticas, promovendo encontros que instigam a reflexão crítica sobre o cinema e sobre o mundo.
Para além da exibição de filmes, o projeto busca resgatar a essência do cineclubismo, movimento que entende o cinema e a sala de exibição como lugares de trocas e de formação cidadã.
Aberto ao público, o convite é para espectadores de diferentes idades e repertórios se aproximarem do cinema como uma prática coletiva e como um espaço de diálogo.
Sobre o Cinefarol: o clube que abre, em Sorocaba, um espaço para reflexão crítica sobre o cinema
Criado pelo Laboratório de Cinema Experimental (Labcine), o Cinefarol nasceu em fevereiro de 2025 com a missão de fortalecer o cineclubismo em Sorocaba.
Idealizado por Bruno Lottelli, o projeto viabiliza a experiência coletiva do cinema ao permitir que o público assista, pense e viva o cinema.