search
highlight_off
Foto: SECOM Sorocaba
Atualizado em às

Sorocaba tem 9 trabalhos sobre pandemia aprovados pelo Ministério da Saúde

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), tem 9 projetos aprovados pelo Ministério da Saúde que demonstram a capacidade dos profissionais da área de reagir à pandemia, oferecendo respostas adequadas à realidade da cidade. Os trabalhos inscritos foram aprovados na primeira fase do Prêmio APS Forte no SUS – no combate à pandemia, que conta com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil.

Segundo a organização do prêmio, mais de 1,6 mil experiências desenvolvidas pela Atenção Primária à Saúde em todos os estados do país se inscreveram. Até o momento, 568 trabalhos foram aprovados, sendo 9 trabalhos sobre a pandemia desenvolvidos pelos servidores da Secretaria Municipal da Saúde.

Sorocaba também foi a terceira do Estado de São Paulo com mais trabalhos aprovados, ficando atrás apenas da capital e de São Bernardo do Campo. “Isso demonstra que a Secretaria da Saúde trabalha de forma harmoniosa com todos os seus setores no combate dessa pandemia”, ressalta o secretário da Saúde, Ademir Watanabe.

Trabalhos aprovados

– Diretrizes para Organização das Unidades Básicas de Saúde no município de Sorocaba no Enfrentamento ao COVID-19;

– O papel do Agente Comunitário de Saúde na pandemia da Covid-19, como ele entre a USF e os usuários em situação de vulnerabilidade (pacientes crônicos, idosos, crianças e gestantes);

– Telecorona: Teleatendimento, Busca Ativa e Monitoramento de Sintomáticos Respiratórios no município de Sorocaba;

– A importância da comunicação comunitária no combate à Covid-19;

– Acompanhamento das síndromes gripais leves através de notificações on-line;

– Criação de Ficha de Notificação Municipal para Síndromes Gripais e Busca de Novos Vulneráveis;

– Escuta Acolhedora: as letras podem ganhar forma, mas é no ouvido que nascem as emoções;

– A Intersetorialidade e Participação Popular no Combate à Pandemia no município de Sorocaba;

– Capacitação de profissionais multiplicadores da Atenção Básica em Urgência Emergência nos seus cenários de prática: Unidades Básicas de Saúde do município de Sorocaba.

Fonte: Secom Sorocaba