search
highlight_off
Foto: Divulgação | Mirella Ghiraldi
Atualizado em às

Sesc Sorocaba reabre a exposição “Entre bits, átomos e afetos” no dia 27/10

Matéria atualizada no dia 07/01/2021, às 11h26

O anúncio da aguardada Fase Verde em outubro, a penúltima de uma escala de cinco etapas do Plano São Paulo do Governo do Estado, permitiu ao Sesc Sorocaba ampliar a retomada gradual de suas atividades presenciais.

Entre os serviços disponíveis, está a reabertura da exposição “Entre bits, átomos e afetos”, que aconteceu no dia 27/10. Em janeiro/2021, com Sorocaba na Fase Amarela, a exposição continua aberta, com previsão de encerramento no dia 31/01.

Para a visitação da exposição, é necessário além do agendamento prévio online, a utilização de máscara cobrindo boca e nariz e a medição de temperatura dos visitantes na entrada. Com distanciamento de 2m, a exposição receberá até nove pessoas por horário e contará com sinalizações com orientações de segurança  e álcool gel 70% distribuídos nos locais.

Ao realizar o agendamento da sessão pelo portal, o público será orientado a não se atrasar, nem chegar com muita antecedência à unidade para não formar filas. Faça sua reserva através do site do Sesc Sorocaba. 

sesc protocolos

Sobre a exposição “Entre bits, átomos e afetos”

Com curadoria e design do Estudio Guto Requena, a mostra apresenta obras que mesclam arquitetura, design, ciência, tecnologias digitais e emoções, convidando o público a experimentar a empatia e a afetividade por meio de instalações interativas e imersivas.

Precursor em um campo até então inabitado no design brasileiro, o arquiteto e designer Guto Requena é um investigador da tecnologia, usada como recurso para aproximar pessoas. Empatia e afetividade também são duas constantes em sua trajetória, reconhecida e premiada por projetos sensíveis traduzidos pela complexidade de softwares.

O resultado da pesquisa de Guto, que já soma dez anos, virou livro em 2019 e, agora, tem como resultado sua primeira exposição individual, Entre bits, átomos e afetos.

expo entrebits foto mirella ghiraldi 08 1

Os projetos que integram a mostra são aqueles mais emblemáticos na carreira do Estudio Guto Requena, entre peças de design e instalações. Uma delas, a cadeira Noize, que tem como referência as formas da icônica cadeira Girafa, da ítalo-brasileira Lina Bo Bardi.

Um experimento de design, ciência e tecnologia deu origem ao LOVE PROJECT, que transforma emoções captadas em objetos do cotidiano. As histórias de amor, de caráter íntimo e pessoal, são extraídas por meio de sensores e os dados coletados dão forma às peças de design. O conceito de sustentabilidade afetiva é o mote do projeto, que insere o público final no processo de criação e desmistifica o uso de tecnologias numéricas.

expo entrebits foto mirella ghiraldi 26 1

Emoções e empatia originaram também a coleção de vasos de cristal ‘Era uma vez’, criada a partir de um registro de fábulas contadas pela avó de Guto durante sua infância. As peças são resultado da interpretação dos arquivos de áudio e, suas curvas, marcam o drama narrativo dos contos.

Entre as instalações que integram a exposição, destaca-se “Estímulos Emocionais”, obra imersiva inédita que convida os visitantes a se conectarem uns com os outros, buscando estimular a empatia. Também será remontada para a exposição a obra “Empatias Mapeadas”, outra instalação imersiva interativa do Estudio Guto Requena.

Horário das sessões para agendamento:

Terça a sexta

Sessão 1: 16h

Sessão 2: 17h30

Sessão 3: 18h45

Sábados

Sessão 1: 10h

Sessão 2: 11h30

Sessão 3: 12h45

A unidade permanece fechada para a visitação espontânea. Somente os serviços citados estão disponíveis via agendamento prévio. Não há previsão para a retomada de outras atividades.