search
highlight_off
grafite parque das aguas
Foto: Divulgação | Prefeitura de Sorocaba
Atualizado em às

Parque das Águas está ganhando mural de grafite com temática ambiental

Um dos espaços públicos mais utilizados pela população, o Parque das Águas está ganhando mural de grafite com temática ambiental. Os responsáveis pela intervenção são os artistas visuais Will Ferreira e Michel Japs, que deram início ao trabalho nesta terça-feira (11).

O espaço escolhido para ganhar o colorido dos artistas é a parede externa do banheiro público do parque. O objetivo é presentear a cidade com arte de rua em razão dos 366 anos de fundação de Sorocaba, celebrado no dia 15 de agosto.

Idealizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), a ação tem como tema “A Sorocaba que queremos – Nossos parques, rios, fauna, flora e nossa gente”. O trabalho está sendo realizado durante todo o dia e a previsão é que o mural seja finalizado até quinta-feira (13).

“Queremos presentear a cidade e a população com essa obra, além de valorizar a arte do grafite. O intuito principal dessa intervenção é inspirar as pessoas para refletirem sobre a cidade que queremos ter daqui para a frente, enfatizando a importância dos cuidados com a nossa cidade e a preservação do meio ambiente”, explica o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota.

Elementos simbólicos

Com 27 metros quadrados, a obra foi intitulada “Fruto da Mata”. “A ideia deste trabalho é representar a necessidade do ser humano se conectar com a natureza. A personagem principal é uma mulher grávida, que vai gerar um fruto: o ‘fruto da mata’”, adianta Will Ferreira.

A obra conterá diversos elementos simbólicos, incluindo da fauna, que vão representar o Cerrado e a Mata Atlântica, biomas dos quais Sorocaba faz parte.

Will Ferreira e Michel Japs trabalham juntos há alguns anos no Fite Art. O trabalho dos artistas possui características originais e podem ser conferidos em diversos espaços da cidade.

Para realizar essa ação, a Sema abriu edital de chamamento para pessoas físicas e jurídicas custearem a obra. Estão arcando com os custos a empresa Faz Verde e a Matieli Éden Casa e Construção.