search
highlight_off
foto da cidade de sorocaba por zaqueu proença
Foto: Zaqueu Proença
Publicado em às

Flexibilização do comércio divide opiniões em Sorocaba

A quase 10 dias de flexibilização do comércio, os empreendedores tiveram que se adaptar ao chamado “novo normal”. Em Sorocaba, que está na fase 2 do Plano São Paulo, é autorizado o funcionamento de imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shopping center. Além dos segmentos considerados essenciais, que já estavam permitidos desde o início do isolamento social.

Dessa forma, a assessoria da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) entrevistou comerciantes sobre a flexibilização do comércio, que divide opiniões em Sorocaba.

Para a proprietária da Decpisos, Giane Leite, o período de isolamento social reduziu o atendimento, mesmo investindo nas mídias digitais. De acordo com informações divulgadas, o estabelecimento atingiu 50% da meta de vendas em março e abril, enquanto em maio o número foi de 70%.

Já para o Matheus, da loja Goyana (localizada no bairro Além Ponte), o expediente permitido está sendo suficiente para atender os clientes. “Confesso que não sei se foi uma boa abrir as lojas agora. Em nós, existe o receio e a preocupação, mesmo agindo com todas as medidas de proteção”, afirmou o lojista.

Fiscalização Prefeitura de Sorocaba

Fiscalização orientou lojistas e população para nova realidade de funcionamento de comércio | Foto: Prefeitura de Sorocaba

Por outro lado, o gerente da Pernambucanas, Julio Cezar Novaki, ressaltou que a flexibilização foi muito positiva, pois estão conseguindo vender muito bem. “As vendas estão acima do esperado, acredito que é devido à demanda reprimida nestes 70 dias de loja fechada. Muitos consumidores procurando artigos de inverno”, disse. O único problema apontado pelo gerente é a aglomeração nas ruas centrais da cidade.

O isolamento social fez com que muitas pessoas passassem mais tempo em casa e, com isso, veio o desejo de modificar a decoração. Quem ganhou com isso foram às lojas de decoração. Exemplo disso é Eliete Aguiar, da Art Decorar, comércio que intensificou as ações de divulgação nas redes sociais e atraiu bons resultados.

“Nossa confecção teve uma alta muito grande. Nunca vendi tanta cortina e persiana em toda minha vida. Continuamos trabalhando, dentro dos limites permitidos”, comentou Eliete Aguiar.

Flexibilização do comércio atende exigências

Conforme estabelecido em decreto municipal e estadual, a retomada das atividades do comércio atende diversas exigências em atenção à proliferação da Covid-19. Isso inclui medidas essenciais, como o uso de máscaras e controle de entrada e saída do estabelecimento.

Além disso, a medida estabelece a permissão de apenas 20% da capacidade de público, manter um distanciamento de 2 metros em todas as direções e oferta de álcool em gel. O expediente para o comércio em geral, de rua e galeria, é permitido das 9h às 13h. Já para shoppings, imobiliárias, concessionárias e escritórios, o horário estabelecido é das 15h às 19h.

Como forma de orientação aos empreendedores, a Associação Comercial de Sorocaba está disponibilizando um kit online com avisos sobre a reabertura do comércio. O material está disponível no Canal do Associado no site da ACSO.

Além disso, o Departamento Jurídico da entidade está à disposição para esclarecer dúvidas pelo e-mail juridico@acso.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3331-1003.