search
highlight_off
Atualizado em às

Federação Paulista de Atletismo emite primeiro Alvará de Corrida de rua para evento teste em Sorocaba

O segmento de eventos esportivos e culturais está totalmente paralisado desde o começo de março, de lá pra cá, já se passaram quase 7 meses e os organizadores estão apreensivos com a sua volta. Na outra ponta encontram-se os atletas que tiveram várias provas canceladas em 2020 e ficaram sem participar das corridas de rua do Estado de São Paulo.

A Federação Paulista de Atletismo emitiu na última sexta feira (18), o primeiro alvará para evento teste com a participação da organizadora Proeesp (Profissionais de Eventos Esportivos) sediada em Sorocaba que há meses vem trabalhando na elaboração de todos os protocolos de segurança a serem usados em eventos esportivos de corrida de rua.

O evento teste está marcado para acontecer no dia 27 setembro, domingo, às 7h, na cidade de Sorocaba (SP), dentro do estacionamento da Universidade UNISO, com a presença no máximo de 200 atletas que serão divididos por hora de largada e pace (velocidade) para evitar aglomeração. As largadas acontecerão as 7h, 8h, 9h, 10h e 11h, com 1 atleta por minuto.

Protocolos de segurança

Os protocolos de segurança utilizados são da FPA através da resolução 04/2020, a qual os participantes estarão realizando cadastro para o acompanhamento quanto a sintomas e informações ao município. Serão ainda aplicados todos os protocolos de segurança ao alcance das empresas, como a colocação de pias, totens com álcool em gel, desinfecção de todos os objetos usados no evento através de um pulverizador costal que estará sendo aplicado uma hora antes da chegada dos atletas e no meio do evento para desinfecção.

Em especial a Proeesp adquiriu duas cabines de higienização para serem usados pelos atletas e staffs na chegada da arena do evento, antes e depois da largada. No kit dos atletas, será fornecido 02 máscaras descartáveis para serem trocadas ao chegar no recinto do evento e na chegada da corrida. Todos os detalhes para evitar contato estão sendo aplicados, entre eles também vale ressaltar que os poucos staffs estarão usando luvas, face shield e máscaras, e o kit pós chegada contendo a medalha, 02 frutas e 02 copinhos de água serão retirados pelas mãos dos próprios atletas.

Pensando em todas as normas do Governo Estado de São Paulo no combate ao Covid 19, não haverá nenhuma ativação de serviço antes e depois do evento, como banda de música, área vip, guarda volume, massagem, tendas de apoiadores, patrocinadores , assessorias e equipes. O resultado sairá nas mídias sociais as 18h, e os ganhadores, masculino e feminino, das distancias de 4km e 8km, receberão seus troféus pelos correios.

No dia

Na chegada da arena do evento, todos os presentes terão medido sua temperatura corporal, para avaliar no momento se estão com a temperatura acima de 37.8 graus, caso isso ocorra, a pessoa será encaminhada imediatamente ao Pronto Socorro local e desclassificada do evento. Também será testado a entrega de kit na sede da Proeesp dois dias antes.

A Federação Paulista de Atletismo , através de seu Presidente Joel de Oliveira, estará observando a aplicação correta da conduta do organizador nos protocolos de segurança e estará disponibilizando um formulário a ser preenchido por todos os inscritos, na qual estará sendo monitorado até 15 dias depois do evento.

As inscrições são on line no site www.minhasinscricoes.com.br, e custarão R$ 49,00 para atletas que desejarem fazer caminhada ou correr 4 ou 8 km.

O evento tem o apoio da Uniso, Federação Paulista de Atletismo, Prefeitura Municipal de Sorocaba, JPPereira e Banco Digital X.