A importância da faculdade na formação do cidadão

25/08/2020
Conteúdo oferecido por Facens

Basicamente, o papel de uma faculdade se resume na formação de jovens para o mercado de trabalho. Através do conhecimento adquirido e lapidado em salas de aulas e laboratórios, a instituição cumpre o seu papel para com a sociedade.

Mas, a missão não para por aí. Além do óbvio, a faculdade vem para produzir conhecimento, instigar o pensamento crítico, articular saberes, formar profissionais de qualidade, líderes, cidadãos.

Engana-se quem imagina que a formação de um cidadão está atrelada ao conteúdo programado apenas para sala de aula. Ela vai além e se constrói na relação com a comunidade acadêmica.

Professores, funcionários, toda a comunidade influencia na formação do cidadão que cresce e aprende ali. Os valores e experiências são compartilhadas e preparam o indivíduo para uma vida em sociedade.

A instituição deve oferecer meios para que seus alunos se sintam capazes de enfrentar desafios, desenvolver ideias, inovar, gerar impactos positivos para a sua geração e as que estão por vir. Dessa forma, a qualidade do ensino é condição fundamental na formação intelectual e moral do jovem.

Para que não apenas a demanda óbvia seja atendida, projetos são criados para que jovens possam desenvolver habilidades técnicas e comportamentais ainda no ambiente acadêmico.

Tal experiência acaba por se estender quando chega a hora de começar a jornada profissional, na qual seu trabalho impacta a vida de muitos. O pensamento inovador e a atitude crítica levam o jovem a identificar as possibilidades e agir conforme seus conhecimentos e valores.

Na Facens, por meio das aulas, projetos, Centros de Inovação e iniciativas diversas, os alunos são capazes de desenvolver as habilidades de um profissional cidadão. O Centro Universitário trabalha ativamente para que os alunos tenham a oportunidade de desenvolver suas melhores habilidades profissionais e sociais.

É importante que o aluno perceba que há coerência entre os seus valores e o que ele aprende com a experiência da faculdade. Dessa forma, não restará dúvidas que o poder de fazer a diferença está nas mãos dele.

Dessa forma, a Facens entende que o papel da faculdade é justamente este: ser um local para a transmissão e construção do conhecimento, tornando compreensível o significado dos conceitos em sala e valores extra sala, tornando-se um cidadão preparado para ser agente da transformação na sociedade.

ir para o topo

Enviar