search
highlight_off
Foto: Guilherme Pupo
Publicado em às

1º Prêmio Brasileiro de Fotografia Aérea está com inscrições abertas

Promovido pela Montenegro Produções Culturais, o 1º Prêmio Brasileiro de Fotografia Aérea (Pakuá) está com inscrições abertas até o dia 15 de outubro. A iniciativa acontece por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e recebe patrocínio da Sideral Linhas Aéreas e Helisul. O regulamento e a página de inscrição estão disponíveis no site.

Os interessados em participar do Prêmio poderão inscrever três opções de fotos. Após o dia 15 de outubro, será realizada a curadoria e seleção das imagens pelo fotógrafo Guilherme Zawa. As imagens aéreas serão avaliadas de acordo com o tema proposto, além da criatividade, originalidade e qualidade técnica do autor.

“O Prêmio vai incentivar um campo ainda em crescimento no Brasil, mas que precisa de incentivo. A nossa expectativa é nos surpreendermos com a qualidade das fotografias que virão e também dos excelentes fotógrafos e fotógrafas ainda desconhecidos”, comenta o fotógrafo.

Praca Osorio

Iniciativa deve ampliar essa discussão e construir narrativas inéditas sobre essa nova perspectiva dos cenários brasileiros | Foto: Guilherme Pupo

O título do projeto, Pakuá, tem origem no tupi-guarani. O significado se apresenta como a junção das palavras céu, tudo e pessoa. O resultado dessa leitura ficou sob responsabilidade do designer, hoje sediado em Portugal, Caio Vitoriano, que traduziu os elementos na criação da identidade visual do projeto.

A comissão julgadora da premiação será formada pelos brasileiros Guilherme Pupo, Cássio Vasconcellos e Daniel Castellano, que também terão suas obras expostas no projeto. O francês Florian Ledoux, que registra grandes títulos internacionais de fotografia aérea, será o convidado do projeto para sobrevoar o Paraná e fotografar as principais paisagens do estado.

Drones, câmeras profissionais e cursos de fotografia estão entre os prêmios que serão entregues aos vencedores. As melhores imagens serão expostas por 30 dias em uma mostra no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

O resultado será divulgado até dia 21 de dezembro.