às
Museu da Estrada de Ferro SorocabanaCentro
O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana está sediado no casarão em estilo inglês, no Jardim Maylasky, onde também encontra-se o Monumento a Luiz Matheus Maylasky, engenheiro austríaco que participou da criação da Companhia Sorocabana no ano de 1870, com o objetivo de construir uma estrada de ferro ligando Sorocaba a São Paulo.
O patrimônio do museu conta com grande acervo de mobiliário, projetos, mapas, maquetes e documentos da Estrada de Ferro Sorocabana.
O Jardim Maylasky abriga também o Chalé Francês, construído em 1910, com padrões arquitetônicos ingleses e telhado em estilo francês. O imóvel serviu de moradia para os engenheiros chefes da Estrada de Ferro e fica localizado em frente à antiga Estação Ferroviária Sorocaba.
A entrada para visitação é gratuita.
Sobre a Estação Ferroviária de Sorocaba
Considerado um dos principais patrimônios arquitetônicos de Sorocaba, a Estação Ferroviária de Sorocaba foi inaugurada no dia 10 de julho de 1875 e marcou o início do tráfego, com a linha tronco entre Sorocaba e São Paulo.
A linha férrea tinha como principal objetivo fazer o transporte da produção local até a capital e, assim, alcançar o porto de Santos. Três anos depois de inaugurada, a Sorocabana estendeu suas linhas até Tietê, Itapetininga e Botucatu, passando a incorporar também a Companhia Ituana. A empresa passou a percorrer um trecho total de 908 km.
O prédio da Estação foi tombado em 2003.