
Ventilas, de Sorocaba/SP, lança clipe e single “Contraindicação” pelo selo Lobotomia
Em sua primeira produção desde a paralisação por causa da pandemia, o selo e produtora independente Lobotomia lança, nesta sexta-feira, o clipe e single “Contraindicação”, do duo Ventilas.
Criada e gravada durante a pandemia, a música nunca foi apresentada ao vivo pela banda, que é participação frequente nos shows produzidos pelo Lobotomia no interior de São Paulo.
A pandemia se relaciona com o tema da música. No início de 2020, o guitarrista/vocalista João Marcos e o baterista Matheus Zanetti tinham decidido dar um tempo no Ventilas.
Os novos compromissos assumidos nas vidas pessoais levaram eles a decidir que o melhor seria ficar com a banda inativa enquanto acertavam a própria vida.
Como a pandemia trouxe uma paralisação à força, isolados em casa eles perceberam a importância que o Ventilas tinha na vida um do outro, e se tocaram que não teriam como simplesmente parar.
“Contraindicação” é o primeiro passo na retomada de atividades da banda e da produtora. O plano é que o Ventilas lance, no mês de dezembro em data a ser anunciada, seu primeiro álbum cheio. Os lançamentos serão anunciados pelas redes sociais da banda e pelos canais do Lobotomia.
A banda sobre a música
“Eu já tava num nível meio saturado, ansiedade num pico, depressão. Naquela altura já era o quarto mês da pandemia. Eu tinha passado aquele choque do começo, tava em apatia e resolvi fazer essa música. Esse ímpeto surgiu daí, de ficar no escuro, o dia inteiro no quarto.
Em paralelo com a pandemia, tinha a situação do Ventilas, de não sabermos se íamos continuar. A música refletiu esse sentido: “ou vai ou racha”.
No fim das contas, com a gente decidindo continuar, ela virou uma música reflexiva. Uma pessoa falando com ela mesma, e, no meio desse desapego, traz uma esperança no final.”
— João Marcos, vocalista e guitarrista do Ventilas
“Eu tava triste, ia começar a faculdade, não sabia como é que ia ser a minha vida.
A letra vem nesse momento, nos primeiros meses de pandemia. Essa música é o João relatando como decidimos parar. Mas a letra cresce até o ponto que ele percebeu a importância da banda, que a gente precisa disso. Ele precisa disso pras coisas que sente e não sabe como guardar. Foi assim que acabamos voltando. A música é sobre essa ficha caindo.”
— Matheus Zanetti, baterista do Ventilas
Ficha Técnica – “Contraindicação”
Composição: João Marcos
Voz e guitarra: João Marcos
Bateria: Matheus Zanetti
Mix e master: Marcel Marques
Direção do clipe: Rafael Augusto
Direção de cena: May Manão
Produção: João Marcos e Matheus Zanetti
Figurino: Casaqueto
Locação: Fer Fontolan e Yolanda Oliva

Sobre o Ventilas
O duo Ventilas é um projeto dos músicos João Marcos e Matheus Zanetti.
A proposta da banda se distancia um pouco do imaginário comum de som sujo e levadas pesadas que o formato duo costuma carregar. As influências nas letras e harmonias do Ventilas vão de Ivan Lins a Stevie Wonder, de Unknown Mortal Orchestra a Tim Maia.
É um som mais limpo, a guitarra brinca com riffs grooveados, as letras são simples, diretas e falam sobre o cotidiano dos dois em Sorocaba, interior de São Paulo.
Essa autenticidade já consolidou o Ventilas como uma das bandas mais recorrentes em eventos da região, sempre com público cantando as músicas ao vivo. Agora, com a retomada da pandemia, o duo pretende voltar à ativa com o lançamento de seu primeiro álbum cheio e um novo calendário de shows.
Sobre o Lobotomia
O Lobotomia nasceu em 2015 como uma produtora de eventos independente em Sorocaba, no interior de São Paulo. Formada por produtores que já eram ligados à cena da cidade, o Lobotomia se estabeleceu como um dos agentes culturais mais ativos da região, com eventos mensais e as “lives” de artistas no canal do YouTube.
Pelos palcos do “Lobotomia apresenta” passaram várias bandas que despontaram no cenário nacional e internacional, como Terno Rei, Brvnks, Gab Ferreira e HOMESHAKE. Todos os eventos necessariamente contam com shows de artistas da região de Sorocaba.
Desde 2020, o Lobotomia começou a atuar também como selo, dando suporte no agenciamento e novas produções da banda Ventilas.