
Sorocabanos disputarão Campeonato Sul-Americano de Futebol de Amputados em São Paulo
O Campeonato Sul-Americano de Futebol de Amputados, que acontece em São Paulo, está reunindo times cheios de talento e superação!
Para os sorocabanos que buscam sentir orgulho, dois atletas da ASDA (Associação Sorocabana para Desporto de Amputados) foram convocados para representar a Seleção Brasileira.
São eles: o goleiro Gustavo Benedito e o meio-campista Pedro Henrique, que entrarão em campo em busca de um lugar de destaque no pódio.
Confira a agenda do campeonato:
- A fase de grupos já acontece de 26 a 29 de agosto, no CERET, na Zona Leste de São Paulo.
- A grande final será no Pacaembu, no dia 30.
Além disos, o torneio reúne delegações de vários países e definirá quem conquistará as três vagas para a Copa do Mundo de 2026, na Costa Rica.
“É um enorme desafio, mas que abraçamos com corpo e alma. O futebol de amputados tem o poder de transformar vidas, de mostrar que a deficiência não limita sonhos. Este é só o começo de uma grande jornada”, resume Dinho, presidente da ASDA e da Confederação Brasileira da modalidade.
Pedro Henrique, mesmo muito jovem, já conhece o peso de vestir a camisa da Seleção. Ele começou a treinar ainda em 2019 e não esconde a empolgação:
“A competição promete muito e, as nossas expectativas, como seleção brasileira, uma das maiores da modalidade e referência mundial, são sempre as maiores possíveis. Estamos bem entrosados, leves, preparados e, com certeza, faremos uma bela campanha e atingiremos o objetivo de nos classificar para a Copa do Mundo e, mais que isso, seremos campeões”, afirma Pedro.
Sobre a ASDA
Fundada em Sorocaba, a associação já atende mais de 150 pessoas com deficiência, em modalidades como futebol de amputados, vôlei sentado e atletismo.
O projeto conta com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), que acredita na força do esporte para quebrar barreiras sociais.