search
highlight_off
Foto: SECOM Sorocaba
Notícias
Atualizado em às

Sorocaba retorna para a Fase Vermelha do Plano São Paulo

Atualizado em 09/04/2021, às 13h26

Após a alta alarmante de casos de internações e mortes de Covid-19, a Fase Emergencial entrou em vigor em todo o estado de São Paulo durante o período de 15 de março a 11 de abril. Em coletiva de imprensa feita pelo Governo do Estado de São Paulo, foi anunciada o retorno a Fase Vermelha em Sorocaba e todo o estado, a partir do dia 12 de abril.

As medidas desta fase são prevalecem, a princípio, até dia 18/04.

A mudança permite o retorno das atividades presenciais nas escolas públicas e privadas (desde que sejam autorizadas pelas prefeituras), serviços essenciais que estavam vetados e competições esportivas profissionais.

Outra novidade é a liberação do serviço de retirada (take-away) para restaurantes e comércios, além do funcionamento de lojas de material de construção.

O toque de recolher, das 20h às 5h, foi mantido nesta fase. Escritórios continuam com a recomendação de teletrabalho (home office) e os cultos religiosos presenciais continuam proibidos.



O que deve permanecer fechado na Fase Vermelha:

– Bares
– Restaurantes
– Shoppings e galerias
– Comércio não-essencial
– Salões de beleza e barbearias
– Academias de ginástica
– Eventos e atividades culturais

Os comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e delivery (entrega com pedidos por telefone ou internet).

Academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, lojas de rua, concessionárias, escritórios e parques deverão ficar totalmente fechados ao público.

O que pode funcionar na Fase Vermelha:

Serviços essenciais como:

– Indústrias
– Escolas
– Bancos
– Lotéricas
– Serviços de saúde e de segurança públicos e privados
– Construção civil,
– Farmácias
– Mercados
– Padarias
– Lojas de conveniência
– Feiras livres
– Bancas de jornal
– Postos de combustíveis
– Lavanderias
– Hotelaria
– Transporte público ou por aplicativo



Os serviços essenciais precisam cumprir protocolos sanitários rígidos, como fornecimento de álcool em gel, aferição de temperatura, ventilação de ambientes, controle de fluxo de público e horário diferenciado para abertura e fechamento.

Para saber mais informações sobre o que pode funcionar na Fase Vermelha, clique aqui.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo