Sorocaba antecipa feriados e aumenta medidas restritivas para conter contágio da Covid-19

Notícias
30/03/2021
Foto: SECOM Sorocaba

Matéria atualizada no dia 31/03/2021, às 16h35

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, anunciou, na noite desta segunda-feira (29/03), que a cidade antecipará cinco feriados e aumentará as medidas restritivas, com o objetivo de conter o contágio da Covid-19 no município. Dessa forma, durante o período de 31 de março a 6 de abril, haverá novas regras para o funcionamento do comércio e dos serviços.

Segundo o Art.1º do decreto nº 26.167 da Prefeitura de Sorocaba, ficam antecipados para o dia 31 de março e e dias 1º, 3, 5 e 6 de abril de 2021 os seguintes feriados:

feriados antecipados em sorocaba

A iniciativa foi divulgada em coletiva de imprensa, realizada no Paço Municipal, após reunião entre prefeitos da Região Metropolitana de Sorocaba. O prefeito Manga informou que a decisão foi tomada em comum acordo com os demais prefeitos, secretarias municipais, gestores de hospitais, Associação Comercial, setor supermercadista, sindicato dos postos de combustíveis, feirantes, CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e outras entidades envolvidas. Participaram da coletiva os prefeitos Edson Marcusso (Boituva); Ronaldo Pais de Camargo (Cesário Lange); Daniel Vieira (Jumirim); Marco Aurélio Soares (Pilar do Sul); Laerte Sonsin Júnior (Salto); Matheus Marum (Salto de Pirapora); Gustavo Vieria (Sarapuí); Araldo Todesco (Tapiraí) e Fabíola Alves (Votorantim), além do secretário da Saúde de Piedade, Silvio Novaes Garcia e do vereador de Sorocaba Cristiano Passos.

No período estipulado, os supermercados, hipermercados, mercados e estabelecimentos similares funcionarão das 7h às 22h, com limite de ocupação de 60% do número de vagas de estacionamento. Além disso, haverá controle de acesso para permissão de entrada de apenas um membro por família. Cada estabelecimento terá que desinfeccionar os carrinhos de compras, aferir a temperatura dos clientes e fornecer álcool em gel para higienização das mãos.

O sistema delivery estará permitido exclusivamente aos setores farmacêutico e alimentício. O modelo drive-thru ficará suspenso no período.

Os postos de combustíveis estão autorizados a funcionar de segunda a sábado, das 6h às 20h. Aos domingos, eles devem permanecer fechados. As conveniências nesses estabelecimentos não poderão funcionar nenhum dia.

O transporte público operará com linhas e horários tais como funciona aos domingos, de forma reduzida. O objetivo é garantir a mobilidade dos profissionais da saúde até o local de trabalho.

Aos serviços de saúde pública e particular somente serão permitidos os atendimentos dos casos de urgência e emergência. Dessa forma, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Policlínica Municipal permanecerão fechadas nesses dias. Já, as UPHs Oeste, Leste e Norte, UPA Éden e PAs Laranjeiras, Carandá, Brigadeiro Tobias e Sorocaba I funcionarão normalmente.


▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

O prefeito Manga reforçou que a meta dessa gestão no combate à pandemia está na aquisição de vacinas. A cidade já assinou diferentes intenções de compras para que, assim que as doses forem disponibilizadas no mercado, a Prefeitura possa adquirir, pelo menos, 300 mil doses, para acelerar a imunização da população.

“Nossa decisão é a melhor maneira para preservar vidas e diminuir o impacto econômico neste momento. Em paralelo, vamos suspender a arrecadação dos impostos ISSQN e TFIF para autônomos até a metade do ano. Outra medida será o estudo para a criação de um auxílio emergencial municipal para as famílias em situação de vulnerabilidade social”, explicou o prefeito Manga.

noticias.sorocaba.sp .gov .br sorocaba antecipa feriados e aumenta medidas restritivas para conter contagio da covid 19 29 03 21 coletiva ft michelle alves 12 scaled

Coletiva de imprensa na última segunda-feira (29/3) | Foto por Michelle Alves

A Prefeitura de Sorocaba irá intensificar as fiscalizações na cidade, com o objetivo de combater aglomerações e garantir o cumprimento dessas novas medidas. Os supermercados e postos de combustíveis que não cumprirem as regras poderão ser multados de 10 a 10 mil UFESPs (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo).

Foram utilizados três feriados deste ano e mais três do ano que vem para essa antecipação, sendo as datas de Corpus Christi, Consciência Negra e Aniversário de Sorocaba.

Para o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto, este é um momento em que a cidade necessita da colaboração de todos. “O maior rigor da lei não é outro senão a conscientização. Os sorocabanos precisam se conscientizar sobre este difícil momento da pandemia. Somente com a conscientização de todos conseguiremos combater esta guerra”, destacou.

Já, o secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues, explica que o mês de março registrou uma mudança abrupta no cenário epidemiológico da cidade, assim como acontece em todo o Estado e no país. “Com a variante de Manaus, as internações e a letalidade aumentaram. Estamos cada vez mais fortalecendo nossa assistência, mas é preciso o isolamento social, para que o contágio diminua e taxa de ocupação nos hospitais também”, frisou.

Fonte: SECOM Sorocaba


ir para o topo

Enviar