menu search

CulturaSesc Sorocaba lança docu-série com indígenas da aldeia Gwyra Pepo, em Tapiraí (SP)

Foto: Divulgação
Publicado em às

O Sesc Sorocaba lançou neste mês de abril a docu-série “Questões Indígenas e a Pandemia – Desafios sociais e ambientais”, com indígenas da aldeia Gwyra Pepo, localizada em Tapiraí (SP). A produção retrata ao longo de três episódios um pouco da história, cultura e resistência do povo Guarani Mbya.

No primeiro episódio, “A Comunidade e a Pandemia”, o líder indígena Willians Karai Popygua relata como a Terra Gwyra Pepo foi deslocada por conta da criação do Rodoanel, na Grande São Paulo, nos primeiros anos de 2000. E como a comunidade se organizou para minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19, iniciada em março de 2020 no Brasil.

Já o idioma guarani e a necessidade do aprendizado do português, além da importância da preservação da natureza e da ancestralidade, são assuntos tratados no segundo episódio. “Território, língua e conhecimento” conta com depoimentos de jovens, adultos e do líder espiritual José Fernandes Karaí Poty.

O último episódio da série, “Perspectivas”, apresenta o modo de funcionamento da comunidade, o trabalho com as crianças, a casa de reza e a manutenção da cultura através da língua. Mas expõe também a realidade da escassez de recursos, com a falta de um posto de saúde, cozinha comunitária, saneamento básico e energia elétrica.

A docu-série, que conta com tradução em Libras, está disponível no YouTube. A playlist pode ser conferida abaixo:

Os comentários estão desativados.