
Sesc Sorocaba apresenta em março o projeto Mulheria, com atividades diversas protagonizadas por mulheres
Durante o mês de março, o Sesc Sorocaba se organiza para dar visibilidade a uma data muito importante: o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, que historicamente marca a luta pelos direitos das mulheres e pela igualdade de gênero.
Neste ano, o projeto Mulheria, que contempla diversas linguagens artísticas e diferentes públicos, aprofunda a pesquisa no território de Sorocaba e região, celebrando as trajetórias de Julieta Chaves, Maria Aparecida Rosa de Aguiar (Dona Cida), Ondina Seabra, Salvadora Lopes, Rosângela Alves e Zilá Gonzaga.
Com o compromisso de transformar essa data em algo palpável, o Sesc Sorocaba promove um mês repleto de atividades gratuitas, reforçando a importância da mulher na sociedade e proporcionando momentos de aprendizado, conexão e inspiração para transformar realidades.
Programação das Atividades Grauitas:
Mulheres de Axé
Quinta-feira (06/03) – 19h
No bate-papo Mulheres de Axé, Mãe Cida, Mãe Ofá e Mãe Viviane, integrantes de religiões de matriz africana, compartilham suas trajetórias de vida e convidam o público a refletir sobre resistência, cultura e espiritualidade afro-brasileira. Mediação de Maria Teresa Ferreira e apresentação das crianças do projeto Luzes do Amanhã. A classificação é livre e para participar, é só chegar
Oficina: Plante Poemas – Bordados
Sábado e domingo (08 e 09 /03) – 10h30 às 12h30
Os participantes bordam micropoemas para a construção de uma instalação coletiva.
A classificação é livre e os lugares são limitados – retirada de senhas 30 minutos antes.
Intervenção: Plante Poemas
Sábado e domingo (08 e 09 /03) – 14h às 16h
Os participantes criam um texto poético que será “plantado” em um canteiro coletivo. Ao final, cada um recebe um ramo, semente ou muda com uma indicação poética das propriedades da planta. A classificação é livre e para participar, é só chegar
Clube de Leitura com Fabiana Ferraz
Sábado (08/03) – 14h
Bate-papo com a escritora sorocabana Fabiana Ferraz, sobre sua obra Se eu morresse amanhã. A classificação é de 14 anos. Para participar, é só chegar.
Baque Mulher Sorocaba – Maracatu nação só de mulheres
Sábado (08/03) – 17h
Apresentação de um cortejo de maracatu nação protagonizado por mulheres, expressão cultural e musical de matriz africana. A classificação é livre e para assistir, é só chegar
Palestra: Independência Financeira para Elas
Terça-feira (11/03) – 13h30
A gestora financeira Julianne Simões apresenta estratégias práticas para uma gestão financeira equilibrada e saudável. A classificação é a partir de 60 anos. Os lugares são limitados – retirada de senhas 1 hora antes.
Roda de Conversa: Mulheridades – Uma Confluência de Trocas, Acolhimento e Ancestralidade
Terça-feira (13/03) – 19h
Encontro que convida as mulheres a vivenciar contos, cantos e memórias ancestrais femininas, com foco no mulherismo africano. A classificação é de 18 anos. Os lugares são limitados – retirada de senhas 1 hora antes.
Ateliê de Mulheres Artistas de Sorocaba
Quartas-feiras, de 12/03 até 02/04 – 19h
No ateliê, serão celebradas as existências das mulheres artistas da cena sorocabana. As convidadas para o evento serão Larissa Teles, Nega Mai, Maltrapilha e Lígia Mazzer. Cada semana abordará uma técnica diferente: pintura, retrato, colagem e fotografia. A classificação é a partir de 16 anos. Os lugares são limitados – retirada de senhas 1 hora antes.
Exibição do Documentário: As Primeiras
Quarta-feira, (12/03) de março – 19h30
A produção retrata a vida de um grupo de mulheres nos subúrbios do Rio de Janeiro, perto dos 60 anos, que foram as pioneiras da primeira formação oficial da seleção feminina de futebol do Brasil pela CBF.
Jogando nos anos 80 e 90, quando o esporte ainda era proibido para mulheres, suas histórias de viagens e partidas pelo mundo não lhes trouxeram notoriedade nem retorno financeiro significativo. O filme conta com a participação da ex-jogadora Leda Maria e da pesquisadora Aira Bonfim. A classificação é a partir de 12 anos. Os lugares são limitados – retirada de senhas 1 hora antes
Oficina: Cosméticos Naturais – Cuidados Essenciais
Quinta-feira, (13/03) de março – 10h
A especialista em cosméticos naturais Mariana Rosa promoverá a oficina ”Cosméticos naturais: cuidados essenciais”, em que irá ensinar os fundamentos de uma rotina básica de cuidados com a pele para o dia a dia. Combinando teoria e prática, aborda limpeza, hidratação e proteção. A classificação é de 16 anos. Os lugares são limitados – retirada de senhas 1 hora antes
Constelações Ancestrais: O Legado das Mulheres do Nosso Território
Quinta-feira, (13/03) – 19h
A partir das trajetórias de Julieta Chaves, Maria Aparecida Rosa de Aguiar (Dona Cida), Ondina Seabra, Salvadora Lopes, Rosângela Alves e Zilá Gonzaga, o encontro ”Constelações ancestrais: o legado das mulheres de nosso território” propõe uma celebração da força, resistência e sabedoria destas mulheres inspiradoras que continuam a influenciar as gerações atuais. A classificação é a partir de 14 anos. Os lugares são limitados – retirada de senhas 1 hora antes.
Feira Mulheria
Sábado e domingo (15 e 16/03) – 10h às 17h
Com iniciativas protagonizadas por mulheres de Sorocaba e região, a Feira Mulheria é um espaço de compartilhamento de saberes e da apresentação e comercialização de trabalhos autorais, nas mais variadas expressões artísticas. A classificação é livre e para participar, é só chegar.
O Sesc Sorocaba fica na Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade.